23 setembro 2008

CURSO LINUX EDUCACIONAL: INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL

Terminou dia 18 de setembro o Curso de Formação Inicial em Linux Educacional, garantindo a certificação para 23 professores da rede pública municipal para assumirem as novas Salas de Informática-SI implantadas em escolas da rede municipal de ensino.

O curso, iniciado em 18 de agosto, foi montado segundo o modelo distribuído pelo Programa Nacional de Tecnologia Educacional - Proinfo Integrado, da Secretaria de Educação a Distância-SEED/MEC. Porém, como a proposta original era para 40 h., consideradas insuficientes para abordar o conteúdo previsto, foi então adaptado pela equipe do NIED para uma carga horária de 100 horas.

Ministrado de forma bem prática, mas permedado por discussões teóricas embasadoras dessa prática, o curso levou os professores a conhecerem, explorarem e dominarem as ferramentas e aplicativos de Open Source (software livre) disponíveis na plataforma Linux Educacional 2.0 e instalado em todas as máquinas do NIED.

Alguns dos pontos altos da formação foram a exploração do Portal de Conteúdos do MEC- WebEduc; as atividades com o Google Docs, a criaçao de Blogs, criação de página no Geocities, o cadastro e publicação do planejamento de cada um no Portal do Professor, e o uso dos recursos do Grupo Formação NIED, onde os participantes realizaram as avaliações e postagem de algumas de suas produções.