07 outubro 2008

Formação TONOMUNDO


No dia 26 de setembro, aconteceu no Núcleo de Informática Educativa (NIED) de Belém - PA, o 4º dia de Formação Tonomundo para Formadores Mediadores Locais (FML), onde foram trabalhados aspectos da Transdisciplinaridade e a criação coletiva de um Projeto Comunitário Tonomundo.
As atividades do dia foram iniciadas com uma dinâmica sobre os diferentes níveis de realidade. Em um segundo momento, os professores foram divididos em equipes para ler e interpretar a Carta da Transdisciplinaridade, escolhendo nela dois artigos para, posteriormente, representarem através de desenhos, palavras ou teatro.
As professoras Lorenna Trescastro e Cilene Valente deram explicações para que todos entendessem a proposta transdisciplinar, ressaltando sempre os três pilares na qual a proposta se apóia: Complexidade, Níveis de Realidade e Lógica do Terceiro Incluído. As professoras explicaram como utilizar métodos e procedimentos já conhecidos na prática educacional, de forma que todos pudessem refletir a cultura transdisciplinar e, ao mesmo tempo, desenvolver novos instrumentos e procedimentos que permitam fazer a ponte entre a teoria e a prática.
Também foi feito um exercício que envolveu a criação coletiva de um Projeto Comunitário Tonomundo (PCT), com o macro-tema Saúde Pró-Ativa, "Rumo a uma adolescência saudável". Nesta atividade, cada equipe desenvolveu uma etapa do PCT.
Para encerrar o 4º dia de formação, foi realizado o círculo da palavra, que propiciou o retorno reflexivo e relatos sobre o processo vivenciado na formação.
*Texto publicado no Portal TONOMUNDO

Um comentário:

Antonia Léia disse...

Acho muito louvável a iniciativa da Semec de abraça o projeto TONOMUNDO. Parabéns para os participante e coodenadores.