28 agosto 2008

APRESENTAÇÃO

A inauguração do Núcleo de Informática Educativa-NIED, em dezembro de 1996, representou a culminância do Programa de Informática Educativa da Secretaria Municipal de Educação/SEMEC da Prefeitura de Belém, iniciado em 1993. Esse programa busca garantir o acesso às TIC integrado a um trabalho de formação que favoreça o desenvolvimento da autonomia no processo de busca e seleção de informações, na interpretação, análise e representação do pensamento com vistas a melhorias no ensino-aprensizagem.

Dentre suas linhas básicas estão a Formação Inicial e Continuada de Professores e equipe técnica da rede, com ênfase na exploração e investigação de metodologias voltadas às possibilidades de aprendizagem mediadas pelas Tecnologias da Informação e Comunicação-TIC, a formação de equipes de pesquisa no uso do computador na escola e o assessoramento aos professores lotados em Salas de Informática.

Atualmente, todas as escolas da rede municipal de ensino de Belém possuem salas de informática, e cabe ao NIED orientar e acompanhar a utilização desse espaço de aprendizagem colaborativa, fornecendo suporte técnico e pedagógico.