28 abril 2009

LÚCIA SANTAELLA FAZ PALESTRA NO NIED


Profª Dra. Lúcia Santaella; Dra. Stella Faciola Guimarães, Diretora Geral da SEMEC; Profª Terezinha Gueiros, Secretária Municipal de Educação e Profª. Maria Isabela Faciola Pessôa, Coordenadora do NIED

A convite da Secretaria Municipal de Educação, por meio do Núcleo de Informática Educativa-NIED, nesta terça-feira (28 de abril) a Profª Lúcia Santaella ministrará palestra sobre o tema "Leitura Digital", no auditório do NIED, para os professores da rede municipal de ensino lotados nas Salas de Informática.

O convite enviado pela Coordenadora do NTE, profª. Maria Isabela Faciolla Pessoa, esclarece que a palestra abordará os três tipos de leitores identificados por Santaella, o contemplativo, o movente e o imersivo, focando as habilidades de leitura que podem ser desenvolvidas por alunos usuários da Web, e estabelecendo diferenças dos demais tipos de leitura construídos a partir das relações entre texto, imagens, desenhos, animações, sons, layout/diagramação, cores e outros sinais e elementos gráficos presentes no ambiente de leitura virtual.

A Profª LUCIA SANTAELLA é professora titular da Pontifícia Universidade Católica de S. Paulo (PUC-SP), com doutorado em Teoria Literária na PUC-SP e Livre Docência em Ciências da Comunicação na Escola de Comunicações e Artes - USP. Foi pesquisadora convidade na Universidade de Indiana (USA), nas Universidades Livres de Berlim e Kasesl (Alemanha) e realizou varios estágios de pós-doutorado no exterior. Publicou diversos livros, entre eles Matrizes da Linguagem e Pensamento (Prêmio Jabuti 2002); "Imagem-Cognição, Semiótica, Mídia"; "Cultura e Artes do Pós-Humano: da cultura das mídias à cibercultura"; "Navegar no Ciberespaço - o perfil cognitivo do leitor imersivo" e é autora de mais de 200 artigos.