05 maio 2009

Projeto ALFAMAT encerra a 1ª fase


Encerrou-se, nesta semana, a 1ª fase do projeto ALFAMAT-Alfabetização Matemática, Leitura e Escrita, coordenado pela professora Odinéa Lopes e desenvolvido, desde 13 de abril de 2009 , nos laboratórios de informática do NIED, nos turnos da manhã, intermediário e tarde.

O ALFAMAT envolve cerca de 180 professores e mais de 5 mil alunos da rede municipal de ensino. É desenvolvido em oficinas e objetiva oferecer aos professores de CII-2º ano, uma visão mais integrada entre Matemática e Língua Portuguesa, fundamentada numa perspectiva interdisciplinar que busca enxergar os conteúdos matemáticos no ensino de Portugês e vice-versa, e dessa maneira promover melhorias na praxis pedagógica desses professores. O foco principal do projeto são os estudantes que irão realizar a prova Brasil, no próximo mes de outubro.

Nessa 1ª fase foram abordados, na disciplina Matemática, o Sistema de Numeração Decimal, os sentidos das 4 operações e Números Decimais, e em Língua Portuguesa os temas trabalhados nas oficinas foram: textos instrucionais, textos informativos e o gênero narrativa. Esses temas serviram de pretexto para que se trabalhasse alguns descritores exigidos na Prova Brasil, como identificar informações explicitas e implícitas, identificar o tema central e a finalidade do texto, e as relações de causa e consequência.

Desde a semana passada estão sendo aplicados os primeiros testes de diagnóstico para cerca de 56 turmas de CII - 2º ano. Esse é um teste amostral, e foram tomadas apenas 1 turma de cada escola, envolvendo cerca de 2300 alunos. Os resultados com os mapas de desempenho dos estudantes já começam a chegar ao NIED para as sistematizações. O trabalho da equipe agora é buscar identificar quais descritores os alunos estão encontrando maior dificuldade e direcionar novas ações para a superação desses obstáculos.
* Imagem obtida na URL http://escolalceumaynard.joaoferreira.zip.net/ e adaptada para essa postagem

Um comentário:

Kelly disse...

O projeto Alfamat proporcionou aos professores de sala de aula e de informática uma melhor interação de ambas as partes para a melhoria da qualidade de ensino dos alunos na realização de suas atividades e por seguinte para o Prova Brasil. Espero que depois deste processo de Alfamat possamos continuar a ter formações como esta..