19 junho 2009

Belém aplica simulado da Prova Brasil na terça

Todos os alunos que estão cursando a quarta série do Ensino Fundamental nas escolas mantidas pela Secretaria Municipal de Educação (Semec) participarão de um simulado, na próxima terça-feira, 23, nos moldes da Prova Brasil, a ser aplicada em outubro pelo Ministério da Educação (MEC).

Este teste faz parte do projeto “Alfabetização matemática, leitura e escrita” (Alfamat), desenvolvido pelo Núcleo de Informática Educativa da Semec (NIED). Criado em 2007, este projeto tinha como público-alvo, inicialmente, somente os professores lotados em salas de informática e que trabalhavam com turmas de quarta série. Seu objetivo era desenvolver metodologias educacionais que contribuíssem para o melhor aprendizado de conteúdos das disciplinas de matemática e língua portuguesa.

Para garantir uma educação mais completa, no ano passado o Alfamat foi ampliado e passou a envolver todos os professores de quarta série da rede. Suas ações consistem em envolver os educadores em oficinas semanais que trabalham todos os descritores do MEC relacionados à Prova Brasil, que avalia as habilidades e competências exigidas pelo Ministério para os alunos da referida série.

Este curso teve início em abril e os professores já participaram de seis oficinas. A previsão é que o encerramento seja na primeira semana de outubro, às vésperas da prova. “Não há como melhorar os índices da prova nacional se não for por meio de uma educação de qualidade. Por isto, objetivamos com este curso orientar melhor os professores quanto às suas metodologias para que isso se reflita em alunos mais bem preparados e, assim, melhores resultados nos exames do MEC”, explica Isabela Pessôa, coordenadora do NIED.

O simulado será formulado pela equipe técnica do NIED e terá como base questões já trabalhadas pelo MEC em Provas Brasil anteriores. A folha de resposta, onde os alunos devem marcar a opção de resposta das questões de múltipla escolha, também segue moldes idênticos aos utilizados pelo MEC. Tudo isso tem o objetivo de familiarizar os alunos com a prova para que não sejam prejudicados por não conhecerem o estilo da avaliação.

O teste a ser aplicado no dia 23, simultaneamente em toda a rede, já é o segundo ao qual os alunos da quarta série são submetidos. No início do ano, foi aplicado o primeiro teste nos mesmos moldes deste para diagnosticar a situação inicial do alunado da rede. (Ascom Semec).

Matéria veiculada no jornal Diário do Pará, edição do dia 19/06/2009.

URL: http://www.diariodopara.com.br/noticiafullv2.php?idnot=48509