13 novembro 2009

A INFORMÁTICA EDUCATIVA NO ENSINO-APRENDIZAGEM DAS ARTES VISUAIS.

Congresso Latinoamericano e Caribenho de Arte/Educação e 19º Congresso Nacional da Federação dos Arte/Educadores do Brasil – CONFAEB

Nossa colega Rosita Maria Ferreira Ribeiro, assessora pedagógica deste Núcleo, teve seu projeto de pesquisa A INFORMÁTICA EDUCATIVA NO ENSINO-APRENDIZAGEM DAS ARTES VISUAIS, aprovado em mais um congresso.

O projeto, que já foi apresentado no 3º Congresso e Exposição Internacional de E-learnig e Tecnologia Educacional (São Paulo) e IV Fórum Bienal de Pesquisa em Arte, promovido pela Universidade Federal do Pará, por meio do Instituto de Ciências da Arte (ICA), estará sendo exposto no Congresso Latinoamericano e Caribenho de Arte/Educação e19º Congresso Nacional da Federação dos Arte/Educadores do Brasil – CONFAEB (clique AQUI), que acontecerá de 25 a 28 deste mês, em Belo Horizonte. Simultaneamente, estará acontecendo Encontro Nacional de Arte/Educação, Cultura e Cidadania.

O evento é uma realização conjunta do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Cultura (MINC), sob a coordenação da Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI). Dele participarão arte/educadores, pesquisadores de arte/educação e de ensino de Arte, professores e estudantes de Arte, educadores, arte-terapeutas, artistas, organizações governamentais e não-governamentais que trabalham na área ou em áreas afins, agentes culturais, mediadores de museus e galerias e todas as pessoas interessadas em arte/educação.

O trabalho da professora Rosita Ribeiro objetivou analisar a aplicação de metodologias apoiadas pelos recursos de Informática visando detectar os fatores de contribuição para o ensino-aprendizagem das artes visuais e configurou-se como um estudo de caso fundamentado em uma abordagem qualitativa, onde a pesquisa de campo efetivou-se a partir de atividades desenvolvidas com alunos da 5ª série da Escola Rotary.

Contando sempre com o incentivo e apoio da Secretária Municipal de Educação, professora Terezinha Gueiros, e da Coordenadora do Núcleo de Informática Educativa, professora Maria Isabela Faciola Pessoa, Rosita estará, mais uma vez, representando a SEMEC em um congresso internacional, e divulgando as atividades de pesquisa e extensão desenvolvidas no NIED, relativas à apropriação dos recursoso das TICs na educação pública belemense.

O projeto está publicado na íntegra no Portal Educativo Aprendaki (http://www.aprendaki.com.br/pe_vis.asp?codigo=480) e na Revista Traços (revista do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia – Belém: UNAMA, v. 8, N.18, 2006)
Texto: Franz