13 novembro 2009

A INFORMÁTICA EDUCATIVA NO ENSINO-APRENDIZAGEM DAS ARTES VISUAIS.

Congresso Latinoamericano e Caribenho de Arte/Educação e 19º Congresso Nacional da Federação dos Arte/Educadores do Brasil – CONFAEB

Nossa colega Rosita Maria Ferreira Ribeiro, assessora pedagógica deste Núcleo, teve seu projeto de pesquisa A INFORMÁTICA EDUCATIVA NO ENSINO-APRENDIZAGEM DAS ARTES VISUAIS, aprovado em mais um congresso.

O projeto, que já foi apresentado no 3º Congresso e Exposição Internacional de E-learnig e Tecnologia Educacional (São Paulo) e IV Fórum Bienal de Pesquisa em Arte, promovido pela Universidade Federal do Pará, por meio do Instituto de Ciências da Arte (ICA), estará sendo exposto no Congresso Latinoamericano e Caribenho de Arte/Educação e19º Congresso Nacional da Federação dos Arte/Educadores do Brasil – CONFAEB (clique AQUI), que acontecerá de 25 a 28 deste mês, em Belo Horizonte. Simultaneamente, estará acontecendo Encontro Nacional de Arte/Educação, Cultura e Cidadania.

O evento é uma realização conjunta do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Cultura (MINC), sob a coordenação da Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI). Dele participarão arte/educadores, pesquisadores de arte/educação e de ensino de Arte, professores e estudantes de Arte, educadores, arte-terapeutas, artistas, organizações governamentais e não-governamentais que trabalham na área ou em áreas afins, agentes culturais, mediadores de museus e galerias e todas as pessoas interessadas em arte/educação.

O trabalho da professora Rosita Ribeiro objetivou analisar a aplicação de metodologias apoiadas pelos recursos de Informática visando detectar os fatores de contribuição para o ensino-aprendizagem das artes visuais e configurou-se como um estudo de caso fundamentado em uma abordagem qualitativa, onde a pesquisa de campo efetivou-se a partir de atividades desenvolvidas com alunos da 5ª série da Escola Rotary.

Contando sempre com o incentivo e apoio da Secretária Municipal de Educação, professora Terezinha Gueiros, e da Coordenadora do Núcleo de Informática Educativa, professora Maria Isabela Faciola Pessoa, Rosita estará, mais uma vez, representando a SEMEC em um congresso internacional, e divulgando as atividades de pesquisa e extensão desenvolvidas no NIED, relativas à apropriação dos recursoso das TICs na educação pública belemense.

O projeto está publicado na íntegra no Portal Educativo Aprendaki (http://www.aprendaki.com.br/pe_vis.asp?codigo=480) e na Revista Traços (revista do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia – Belém: UNAMA, v. 8, N.18, 2006)
Texto: Franz

12 novembro 2009

Preparação para Prova Brasil reune Diretores no NIED

No dia 06 pp. aconteceu, no Hotel Sagres, a formação dos professores que irão participar da aplicação das provas do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica - SAEB 2009 (Avaliação Nacional de Educação Básica-ANEB e Avaliação Nacional de Rendimento Escolar-Prova Brasil). Na ocasião esses aplicadores receberam o Manual dos Aplicadores, que contém todas as informações necessárias ao bom andamento da ação no estado do Pará.

Essa formação envolveu professores da SEMEC e da SEDUC, selecionados para serem os aplicadores, e contou com a presença das professoras Simone Palheta, responsável estadual pela aplicação do SAEB e Edilma Corrêa, multiplicadora responsável pela aplicação da avaliação em 53 escolas da Rede Municipal de Ensino-RME.

Como parte do trabalho de logística e preparação para a Prova Brasil, a SEMEC promoveu na manhã desta quinta-feira, 12 de novembro, uma reunião com os diretores de escolas da RME no auditório do NIED, que contou com a presença das professoras Edilma Corrêa e Odozina Braga, Coordenadora de Educação da SEMEC.

A professora Odinéa Lopes, da equipe do NIED e coordenadora do projeto ALFAMAT, apresentou um resumo das orientações repassadas no Hotel Sagres, para os cerca de 70 diretores presentes.

Os diretores ficaram sabendo que as provas terão dois blocos de 11 questões cada um, por disciplina, totalizando 22 questões de Português e 22 de Matamática, e os alunos terão exatos 25 minutos para resolução de cada bloco, e 10 minutos ao final de cada bloco para preencher o cartão resposta.

Alguns presentes argumentaram que esse rigor poderá trazer limitações para os alunos. Segundo eles, os alunos não estão preparados para um processo tão rígido e diversificado.

Odinéa LOpes também fez uma breve apresentação dos resultados gerais do ALFAMAT, obtidos nas três aplicações efetivadas pelo NIED nos meses de abril, junho e outubro, atestando que os resultados obtidos pelos alunos da rede melhoraram, em média, mais de 20% em Português e Matemática.

Segundo a professora Isabela Pessôa, coordenadora do NIED, "o ALFAMAT tornou-se o sistema municipal de avaliações de desempenho dos alunos da RME."

Ao final, cada gestor recebeu um ofício e a agenda preparada pelo NIED,  referente a aplicação da Prova Brasil,  contendo a data, turno, turma e nome do professor aplicador designado para em sua escola.

Texto: Franz Pereira