18 junho 2010

2º TESTE DO ALFAMAT

Nesta quinta-feira, 18 de junho, o NIED reuniu em seu auditório todos os Coordenadores Pedagógicos das escolas da públicas rede municipal. Na pauta estavam os resultados do 1º teste do Programa ALFAMAT em 2010, além de informes e orientações.  
A Coordenadora do NIED, Profª Maria Isabela Faciola passou as orientações para a aplicação do 2º teste do ano, que acontecerá no próximo dia 22, para todas as turmas de C2 1º e 2º ano, tanto de escolas sede quanto dos anexos. Alertou para que, tão logo o teste seja aplicado, se proceda a correção pelo gabarito, e a planilha com os resultados seja encaminhada ao NIED até o dia 30/06, impreterivelmente.
A profª  Odinéa Lopes, responsável pelo ALFAMAT, apresentou os resultados do 1º teste e o mapa de desempenho, além de uma proposta de calendário (AO LADO) para as próximas oficinas que acontecerão no segundo semestre.
CLIQUE AQUI PARA VER A APRESENTAÇÃO 

Para a Profª Odinéa os resultados do primeiro teste foram satisfatórios. "É um resultado inicial, mas é importante porque serve de referência para os próximos testes"- afirmou. 
Ela garante que é importante observar todo o processo de crescimento dos resultados, que só será permitido após o segundo teste, porém o mais importante acontecerá em dezembro, quando o NIED divulgará a avaliação final dos testes do ALFAMAT. 
Para a Prof.ª Ana Maria Moraes, Coordenadora Pedagógica da Escola Municipal Ernestina Rodrigues, o ALFAMAT é um projeto excelente. "Primeiro, porque as oficinas realizadas no NIED possibilitam um crescimento para o professor, e servem também de incentivo para seus estudos e atualizações." E complementa: "Nelas o professor tem oportunidade de trocar informações, compartilhar conhecimentos, rever conceitos, pesquisar, aprender novas  metodologias. Muitas coisas os professores têm aprendido nessas oficinas que não aprenderam na sua formação."

Segundo Odinéa, essas oficinas estão contribuindo para que os professores de C2 1º e 2º anos valorizem mais os conteúdos curriculares. Ao trabalhá-los nas oficinas do ALFAMAT o professor adquire mais segurança e autonomia na sua práxis pedagógica.
Postado por Franz Pereira