26 outubro 2010

Alunos do Nestor Nonato e a Arca de Noé

Alunos da E.M. Nestor Nonato Viajando na Arca de Noé
"Viajando na Arca de Noé" é o título do projeto que os professores  Marizete Braga (Sala de Informática), Ana Selma e José Luiz (Sala de Leitura), da Escola Municipal Nestor Nonato, estão desenvolvendo baseado no livro "Paca, Tatu, Cutia Não!", do consagrado poeta, trovador e escritor paraense Antonio Juraci Siqueira.
O projeto nasceu em 2009, durante uma das oficinas realizadas no NIED, por iniciativa da professora e contadora de histórias Ana Selma,  que buscou a parceria dos outros professores, e até do grupo de contadores de história da SEMEC. 

 Enquanto os alunos conheciam as histórias do livro "Paca, Tatu, Cutia Não!",  na Sala de Informática eles usavam o editor de desenhos e o editor de textos para criarem suas próprias historinhas e ilustrá-las. 

O projeto culminou num sarau na área coberta da escola, com a presença do escritor A. Juraci Siqueira e do grupo de contadores de história da SEMEC, que encantou a todos com a magia de suas histórias narradas com sedução e maestria.


 Noutro momento, as crianças também contaram suas histórias, escritas em forma de pequenos poemas,  para  a comunidade escolar, que ouvia tudo atentamente. Foram 16 trabalhos reunidos num pequeno livro, intitulado  "O Bicharal", que os organizadores pretendem publicar com a ajuda da SEMEC.

A participação do professor José Luiz, que  ministrou uma oficina de Origami, a tradicional arte japonesa de criar figuras com dobraduras no papel, foi outro momento de enorme interesse, participação e contentamento. As crianças ficaram empolgadas vendo e criando todos os animais da história em dobraduras, que foram expostos durante o sarau.  

Mas sem dúvida o ponto alto do projeto foi a presença do ilustre poeta Antonio Juraci Siqueira, o Totó ou Jura para os íntimos.  Com seu idefectível chapéu branco, seu sorriso largo e sua simpática figura, Juraci conversou com as crianças sobre seu trabalho e distribuiu suas trovas impressas em pequenos corações de papel.

Nossos sinceros parabéns a Escola Nestor Nonato e ao grupo de professores  pelo excelente trabalho.
O poeta Juraci Siqueira e os professores