22 outubro 2010

O BLog, a Escola e a Mudança

É cada vez maior o interesse  em se criar blogs de escolas. Através deles as escolas abrem um espaço para a interação virtual com a comunidade e  podem apresentar ao mundo o que seus professores estão realizando e o que seus alunos estão aprendendo.

Também é um instrumento que pode gerar um grande retorno pedagógico se o(s) professor(s) blogueiro se dispuser a  dedicar algum tempo para isso. 

Um blog de escola é um espaço de publicação e divulgação das ações e projetos da escola como um todo, por isso TODOS devem ser responsáveis  pelo conteúdo das publicações, por sua atualização e manutenção. Temos visto diversos blogs de escolas  repousarem exclusivamente nos ombros dos professores de Sala de Informática e depois ficarem abandonados porque o professor saiu da escola ou esqueceu a senha...

É importante que se construam parcerias  entre os diversos setores e profissionais da escola que possibilitem a continuidade do trabalho no blog.  O professor de Português pode ajudar, e muito, na revisão dos textos; o professor de Arte pode contribuir na criação de banners, logomarcas, charges, quadrinhos, ilustrações das postagens etc; outros professores podem apresentar, e devem,  suas pesquisas e projetos para serem postados; o pessoal da cozinha pode divulgar os cardápios, falar de nutrição, dar  receitas; a gestão pode publicar informes... 

E os alunos? Esses, fundamentalmente, devem apresentar aos professores responsáveis pelo blog seus trabalhos (poesia, arte, vídeo, texto etc) que gostaria de ver publicado. Essa é a receita para que um blog de escola seja um blog de sucesso.
 

São vários os blogs de escolas municipais de Belém que por problemas diversos ficaram inativos e mesmo abandonados. Por isso digo que todos, sem exceção, podem e devem colaborar com o blog da escola, porque  o Blog é a vitrine da escola.  Em torno do blog é possível se criar um movimento  que envolva as equipes técnico-pedagógica, pessoal de apoio, professores e alunos com vistas a melhorar o que se extrai e se produz  no chão da escola.

No próximo dia 05 de novembro estaremos realizando mais uma Oficina de Criação de Blogs Educativos, para os professores de Sala de Informática das escolas de Rede Municipal.

Queremos com mais essa oficina oferecer instrumentos para que as escolas com blogs inativos retomem o caminho das atualizações, e  oportunizar as que ainda não criaram seus blogs a chance de conhecerem e utilizarem um instrumento que pode promover mudanças importantes na ação pedagógica da instituição.
Postado por Franz