05 outubro 2010

Professor da rede municipal em Congresso Internacional

O Professor José Maria Andrade Filho, da Escola Bosque Prof. Eidorfe Moreira, e que atua na Unidade Pedagógica Jutuba II, na região das ilhas, teve seu projeto de ação pedagógica “CRIANÇA NÃO TRABALHA, CRIANÇA DÁ TRABALHO”, selecionado para participar do III ENCONTRO INTERNACIONAL CONTRA O TRABALHO INFANTIL, que acontecerá dias 3 e 4 de novembro, em Bogotá, na Colômbia, e que tem como tema tema: Redes e inovação para a Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil.

O projeto tem como objetivo principal resgatar a infância das crianças que trabalham na colheita e comercialização do açaí durante a safra. Como quase todos os bons projetos desenvolvidos nas escolas da rede municipal contam com a participação e apoio dos recursos computacionais disponíveis nas Salas de Informática Educativa-SIE, este não podia ser diferente. Por isso sentimos muita satisfação quando um professor ou professora  desenvolve projetos com seus alunos, fazendo uso das TIC e empregando os conhecimentos construídos nos cursos e oficinas de formação realizados pelo NIED.


O Papel das TIC no Projeto

Um dos eixos temáticos do referido Congresso é O papel das TICs na mobilização e formação das redes e alianças para o combate ao trabalho infantil, que ressalta a importância das Tecnologias da Informação e Comunicação-TIC nesse processo.

Segundo o Professor José Maria,“outro aspecto fundamental para o êxito e incentivo para a participação no III Encontro Internacional Contra o Trabalho Infantil é a participação nas Oficinas e Cursos promovidos no Núcleo de Informática Educativa – NIED, que muito contribuem para a melhoria da qualidade da educação promovida nas unidades das Ilhas e que vão além das atividades do ALFAMAT direcionadas para o CII, 1º e 2º ano. A aprendizagem docente para acompanhar o avanço tecnológico por meio dos computadores e da Internet têm sido crucial para o avanço dos índices de avaliação dos alunos." 

Nossos sinceros parabéns ao Prof. José Maria, um educador que  faz a diferença. Esperamos que obtenha a ajuda que tanto necessita para apresentar seu excelente projeto nesse congresso internacional em terras colombianas, mostrando para o mundo um pouco do trabalho desenvolvido nas escolas municipais de Belém.