26 outubro 2010

MUDANÇA NA AGENDA ALFAMAT !



Os professores de C2 que realizam suas HP's nas segundas-feiras NÃO devem comparecer ao NIED no dia 01/11, pois a agenda foi alterada para os dias 08/11; 22/11 e 29/11.


A agenda ficou da seguinte forma:
hp's SEGUNDA: 08/11    22/11    29/11

hp's TERÇA:      09/11    23/11    30/11

hp's QUARTA:   03/11   10/11     24/11

hp's QUINTA:     04/11   11/11    25/11

hp's SEXTA:       05/11   12/11     26/11

Alunos do Nestor Nonato e a Arca de Noé

Alunos da E.M. Nestor Nonato Viajando na Arca de Noé
"Viajando na Arca de Noé" é o título do projeto que os professores  Marizete Braga (Sala de Informática), Ana Selma e José Luiz (Sala de Leitura), da Escola Municipal Nestor Nonato, estão desenvolvendo baseado no livro "Paca, Tatu, Cutia Não!", do consagrado poeta, trovador e escritor paraense Antonio Juraci Siqueira.
O projeto nasceu em 2009, durante uma das oficinas realizadas no NIED, por iniciativa da professora e contadora de histórias Ana Selma,  que buscou a parceria dos outros professores, e até do grupo de contadores de história da SEMEC. 

 Enquanto os alunos conheciam as histórias do livro "Paca, Tatu, Cutia Não!",  na Sala de Informática eles usavam o editor de desenhos e o editor de textos para criarem suas próprias historinhas e ilustrá-las. 

O projeto culminou num sarau na área coberta da escola, com a presença do escritor A. Juraci Siqueira e do grupo de contadores de história da SEMEC, que encantou a todos com a magia de suas histórias narradas com sedução e maestria.


 Noutro momento, as crianças também contaram suas histórias, escritas em forma de pequenos poemas,  para  a comunidade escolar, que ouvia tudo atentamente. Foram 16 trabalhos reunidos num pequeno livro, intitulado  "O Bicharal", que os organizadores pretendem publicar com a ajuda da SEMEC.

A participação do professor José Luiz, que  ministrou uma oficina de Origami, a tradicional arte japonesa de criar figuras com dobraduras no papel, foi outro momento de enorme interesse, participação e contentamento. As crianças ficaram empolgadas vendo e criando todos os animais da história em dobraduras, que foram expostos durante o sarau.  

Mas sem dúvida o ponto alto do projeto foi a presença do ilustre poeta Antonio Juraci Siqueira, o Totó ou Jura para os íntimos.  Com seu idefectível chapéu branco, seu sorriso largo e sua simpática figura, Juraci conversou com as crianças sobre seu trabalho e distribuiu suas trovas impressas em pequenos corações de papel.

Nossos sinceros parabéns a Escola Nestor Nonato e ao grupo de professores  pelo excelente trabalho.
O poeta Juraci Siqueira e os professores
 

ATIVIDADES DO NIED PARA O 2º SEMESTRE DE 2010

CALENDÁRIO DE ATIVIDADES DO NIED PARA O 2º SEMESTRE


I - Alfabetização Matemática, Leitura e Escrita-ALFAMAT (Sala de Aula)
Público Alvo: Todos os professores regentes do Ciclo 2 -1º e 2º anos
1ª Oficina: 16 a 20/08/2010
2ª Oficina: 23 a 27/08/2010
3ª Oficina: 13 a 17/09/2010
4ª Oficina: 20 a 24/09/2010
5ª Oficina: 01 a 05/11/2010
(Obs.: 02/11 - Finados.  REPOSIÇÃO dessa oficina será no dia 16/10)
6ª Oficina: 08 a 12/11/2010
7ª Oficina: 22 a 26/11/2010

1.2. ALFAMAT (Sala de Informática Educativa-SIE)
Público Alvo: Todos os professores de Sala de Informática que atendem turmas de Ciclo 2 -1º e 2º anos.
1ª Oficina: 13/08/2010 (sexta-feira)
2ª Oficina: 20/08/2010 (sexta-feira)
3ª Oficina: 10/09/2010 (sexta-feira)
4ª Oficina: 24/09/2010 (sexta-feira)
5ª Oficina: 22/10/2010 (sexta-feira)
6ª Oficina: 05/11/2010 (sexta-feira)
7ª Oficina: 12/11/2010 (sexta-feira)

1.3. Aplicação dos testes de Língua Portuguesa e Matemática
Público Alvo: Todos os alunos de C2 – 1º e 2º anos
3º Teste: 05/10/2010 (terça-feira)
4º Teste: 07/12/2010 (terça-feira)

1.4. Entrega dos resultados dos testes de Língua Portuguesa e Matemática
3º Teste: até 22/10/2010
4º Teste: até 17/12/2010

2. Formação de Professores em Informática Educativa (C.H.110h)
Público Alvo: Professores da RME a serem lotados nas SIE
Período de Inscrição: de 28/06 a 06/08/2010
Período do Curso: 10/08 a 16/09/2010
Dias de realização: de Segunda a Quinta-Feira
Horário: 08h às 13h ou das 15h às 20h

3. Curso para Gestores (C.H.60h)
Público Alvo: Diretores e Coordenadores Pedagógicos da RME
Período de Inscrição: de 02/08 a 03/09/2010
Período do Curso: 14/09 a 30/11/2010
Dias de realização: Terças e Quintas
Horário: 18:00 horas às 21:00 horas

4. Oficina de Hagáquê (Editor de Histórias em Quadrinhos-HQ)
Público Alvo: Todos os professores de SIE que atendam C3 e C4 e/ou não participam do ALFAMAT
Período: de 13 a 03/09 (03 sextas feiras)
Dias de realização: Sextas-feiras
Horário: das 08 às 12h ou das 15 às 19h

5. Oficina de Hot Potatoes
Público Alvo: Todos os professores de SIE que atendam C3 e C4 e/ou não participam do ALFAMAT
Período: de 24/09 a 08/10/2010
Dias de realização: Sextas-Feiras
Horário: das 08 às 12h ou das 15 às 19h

6. Oficina de Blog Educacional
Público Alvo: Todos os professores de SIE que atendam C3 e C4 e/ou não participam do ALFAMAT
Período: de 05 a 19/11/2010
Dias de realização: Sextas-Feiras
Horário: das 08 às 12h ou das 15 às 19h


7. Curso Proinfo Integrado I: Introdução à Educação Digital (C.H.40h)
Público Alvo: professores da RME com disponibilidade
Período: 27/09 a 15/12/2010
Horário: 19:00 às 21:00 horas
Curso presencial: 2 vez por semana(segunda e quarta)

8. Curso Proinfo Integrado II: Ensinando e Aprendendo com as TIC (C.H.100h)
Público Alvo: professores da RME com disponibilidade
Período: 13/09/2010 a 31/01/2011
Horário: Manhã, tarde ou Noite
Curso semi-presencial: 36h de Encontros Presenciais (EP) sendo 9 EP de 4 horas cada e, 64h de atividades a distância no ambiente E-Proinfo

9. Curso Proinfo Integrado III: Elaboração de Projetos (C.H.40h)
Público Alvo: professores da RME com disponibilidade
Período e horário – Não deve demanda. Novas inscrições em 2011
Curso semi-presencial: encontros presenciais 1 vez por mês e demais atividades a distância

10. Mostra de Informática nas Escolas 
Público Alvo: Comunidade escolar
Período: a definir (sugestão: dia da Feira Cultural da escola)
Horário: a definir

22 outubro 2010

O BLog, a Escola e a Mudança

É cada vez maior o interesse  em se criar blogs de escolas. Através deles as escolas abrem um espaço para a interação virtual com a comunidade e  podem apresentar ao mundo o que seus professores estão realizando e o que seus alunos estão aprendendo.

Também é um instrumento que pode gerar um grande retorno pedagógico se o(s) professor(s) blogueiro se dispuser a  dedicar algum tempo para isso. 

Um blog de escola é um espaço de publicação e divulgação das ações e projetos da escola como um todo, por isso TODOS devem ser responsáveis  pelo conteúdo das publicações, por sua atualização e manutenção. Temos visto diversos blogs de escolas  repousarem exclusivamente nos ombros dos professores de Sala de Informática e depois ficarem abandonados porque o professor saiu da escola ou esqueceu a senha...

É importante que se construam parcerias  entre os diversos setores e profissionais da escola que possibilitem a continuidade do trabalho no blog.  O professor de Português pode ajudar, e muito, na revisão dos textos; o professor de Arte pode contribuir na criação de banners, logomarcas, charges, quadrinhos, ilustrações das postagens etc; outros professores podem apresentar, e devem,  suas pesquisas e projetos para serem postados; o pessoal da cozinha pode divulgar os cardápios, falar de nutrição, dar  receitas; a gestão pode publicar informes... 

E os alunos? Esses, fundamentalmente, devem apresentar aos professores responsáveis pelo blog seus trabalhos (poesia, arte, vídeo, texto etc) que gostaria de ver publicado. Essa é a receita para que um blog de escola seja um blog de sucesso.
 

São vários os blogs de escolas municipais de Belém que por problemas diversos ficaram inativos e mesmo abandonados. Por isso digo que todos, sem exceção, podem e devem colaborar com o blog da escola, porque  o Blog é a vitrine da escola.  Em torno do blog é possível se criar um movimento  que envolva as equipes técnico-pedagógica, pessoal de apoio, professores e alunos com vistas a melhorar o que se extrai e se produz  no chão da escola.

No próximo dia 05 de novembro estaremos realizando mais uma Oficina de Criação de Blogs Educativos, para os professores de Sala de Informática das escolas de Rede Municipal.

Queremos com mais essa oficina oferecer instrumentos para que as escolas com blogs inativos retomem o caminho das atualizações, e  oportunizar as que ainda não criaram seus blogs a chance de conhecerem e utilizarem um instrumento que pode promover mudanças importantes na ação pedagógica da instituição.
Postado por Franz

19 outubro 2010

Orientações para o 3º teste - ALFAMAT/2010

Alfabetização Matemática, Leitura e Escrita - ALFAMAT
Outubro/2010

3° Teste de Língua Portuguesa e Matemática
Caros professores,
Disponibilizamos abaixo a planilha eletrônica para efetuar a digitação do desempenho dos alunos do Ciclo II (1° e 2°ano), no 3º teste - ALFAMAT - “Alfabetização matemática, leitura e escrita”.

Passos:
1 - Clique nos links e baixe os dois (02) arquivos para o computador da escola, ou seja, salve os arquivos para o seu computador. Será um para o 1º ano do C2 e outro pra o 2º ano do C2;
2 - Renomeie os arquivo retirando “embranco” e colocando o nome da sua escola, mantendo a extensão .xls;
3 - Preencha 3 planilhas de cada arquivo obedecendo a sequência: Matematica, Portugues, DadosComp, pois as planilhas estão protegidas dificultando outra sequência de preenchimento. Ou seja, você deve começar sempre pela planilha de Matemática.
4 - Envie para niedbelem@gmail.com até o dia 29/10/2010 (sexta-feira). Depois, espere uma mensagem confirmando o recebimento do seu arquivo, e outra informando se há ou não pendências/erros.
OBS:
- Não deixe nenhuma questão sem o devido registro, ou seja, em branco;
- Preencha os “dados complementares” solicitados ao final dos mapas de desempenho;
- Lembramos que os mapas de todas as turmas por ano do Ciclo II da escola e seus anexos devem ser digitados em um único arquivo para enviar ao NIED.

Modelo do Mapa de desempenho do 3º teste/2010 dos alunos do Ciclo II - 1°ano
Modelo do Mapa de desempenho do 3º teste/2010 dos alunos do Ciclo II - 2°ano
Por favor, se na sua planilha aparecer a palavra Erro, não envie. Procure-nos para esclarecimentos.

05 outubro 2010

Professor da rede municipal em Congresso Internacional

O Professor José Maria Andrade Filho, da Escola Bosque Prof. Eidorfe Moreira, e que atua na Unidade Pedagógica Jutuba II, na região das ilhas, teve seu projeto de ação pedagógica “CRIANÇA NÃO TRABALHA, CRIANÇA DÁ TRABALHO”, selecionado para participar do III ENCONTRO INTERNACIONAL CONTRA O TRABALHO INFANTIL, que acontecerá dias 3 e 4 de novembro, em Bogotá, na Colômbia, e que tem como tema tema: Redes e inovação para a Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil.

O projeto tem como objetivo principal resgatar a infância das crianças que trabalham na colheita e comercialização do açaí durante a safra. Como quase todos os bons projetos desenvolvidos nas escolas da rede municipal contam com a participação e apoio dos recursos computacionais disponíveis nas Salas de Informática Educativa-SIE, este não podia ser diferente. Por isso sentimos muita satisfação quando um professor ou professora  desenvolve projetos com seus alunos, fazendo uso das TIC e empregando os conhecimentos construídos nos cursos e oficinas de formação realizados pelo NIED.


O Papel das TIC no Projeto

Um dos eixos temáticos do referido Congresso é O papel das TICs na mobilização e formação das redes e alianças para o combate ao trabalho infantil, que ressalta a importância das Tecnologias da Informação e Comunicação-TIC nesse processo.

Segundo o Professor José Maria,“outro aspecto fundamental para o êxito e incentivo para a participação no III Encontro Internacional Contra o Trabalho Infantil é a participação nas Oficinas e Cursos promovidos no Núcleo de Informática Educativa – NIED, que muito contribuem para a melhoria da qualidade da educação promovida nas unidades das Ilhas e que vão além das atividades do ALFAMAT direcionadas para o CII, 1º e 2º ano. A aprendizagem docente para acompanhar o avanço tecnológico por meio dos computadores e da Internet têm sido crucial para o avanço dos índices de avaliação dos alunos." 

Nossos sinceros parabéns ao Prof. José Maria, um educador que  faz a diferença. Esperamos que obtenha a ajuda que tanto necessita para apresentar seu excelente projeto nesse congresso internacional em terras colombianas, mostrando para o mundo um pouco do trabalho desenvolvido nas escolas municipais de Belém.