28 março 2011

Recursos pedagógicos criados para o Projeto Água

Durante as oficinas do Programa ALFAMAT, dentro do Projeto ÁGUA, estão sendo apresentadas inúmeras sugestões de atividades pedagógicas explorando o tema Água no meio ambiente. Para incrementar as atividades e torná-las mais didática, nossa equipe tem pesquisado e desenvolvido recursos que se revelaram excelentes auxiliares no processo de construção de conhecimentos.

Tais recursos vão desde animações no computador à construção de um experimento com garrafas PET (que simula a turbina de uma hidrelétrica), passando por um projeto de publicação da produção dos alunos (projeto do livrinho) e pela malha centesimal criada pelo professor Roberto.
Prof. Dilson realizando a experiência na turma
Um desses recursos que chamou mais atenção dos professores foi o experimento criado pelo professor Dilson Aires. Dilson se baseou numa animação utilizada na oficina, que mostra o ciclo das águas e uma hidrelétrica. Ele tentou recriar o processo de produção de energia (turbina) com materiais que o professor pudesse encontrar com facilidade, e que não tivesse dificuldades para levar à sala de aula.

Confira abaixo.
São duas garrafas PET, cortadas e colocadas uma sobre a outra. Na parte de cima é despejado água, que cai por um pequeno orifício  sobre pequenas peças semelhantes a colherinhas (as pás da turbina). E isso faz girar um eixo, semelhante a uma turbina de hidrelétrica.
Detalhe do experimento
O experimento ainda não está completo, pois Dilson vai fazer com que o movimento da pequena "turbina" produza energia suficiente para acender uma pequena lâmpada.