02 maio 2011

Visitando os Blogs das Escolas

Como faço vez ou outra, estive passeando pela nossa blogosfera municipal, isto é, a coleção de blogs das escolas públicas da rede municipal de Belém. Como fui eu que iniciei esse movimento de Blogs de escolas públicas aqui no estado (tanto na rede municipal quanto estadual) me sinto um tanto responsável por eles, quero vê-los crescer e se desenvolver como ferramenta de construção de conhecimento e socialização de práticas pedagógicas bem sucedidas, como  instrumento propagação de bons exemplos didáticos ou, ainda, como ferramenta de apoio, de denúncia ou crítica do que ocorre no espaço educativo.

Assim, fico deveras satisfeito quando encontro um blog de escola mantido sempre atualizado. Sei que algumas escolas da rede municipal enfrentam/enfrentaram problemas com a Internet, ou melhor, com a falta dela, mas que me perdoem os caros colegas de Sala de Informática, isso não é justificativa para que o blog da escola fique 1 ano sem uma única postagem. 

Há, também, blogs que demoram meses para comentarem algo de caráter  educativo realizado na escola, e há aqueles que trazem postagem que nada se relacionam com o cotidiano da escola. O Blog da Escola Madalena Raad é um exemplo deste último caso. Um triste exemplo, diga-se de passagem.  Seu uso não é como  instrumento para mostrar a comunidade e ao mundo o que os alunos estão aprendendo, o que os professores estão ensinando e o que o gestor(a) está fazendo para que o ensino e a aprendizagem ocorram naquele espaço educativo, mas como espaço particular do responsável pelo blog. Dentre as 18 postagens feitas neste ano de 2011, apenas duas se relacionam ao universo pedagógico e escolar: uma sobre a Jornada Pedagógica (no dia 28 /01) e outra que traz a letra e um vídeo do Abecedário da Xuxa (clique no link para ler), mesmo assim por solicitação das professoras de Educação Infantil.

No sentido de orientar seus responsáveis, seja durante nossos encontros no NIED, seja  através de comentários que faço nos blogs em questão, tenho sempre feito tais críticas a esses Blogs inativos, desatualizados ou mal orientados. Essa postagem é um apelo aos  companheiros coordenadores de SIE: vamos fazer do Blog da escola um instrumento coletivo e colaborativo de criação e construção de conhecimento. Um instrumento usado por toda comunidade e não  propriedade pessoal do SIE; não um espaço onde só se publica informações e notícias de interesse exclusivamente pessoal, reflexo de idiossincrasias. Este é o único e verdadeiro propósito desta postagem.

Postado por Franz