28 março 2011

Recursos pedagógicos criados para o Projeto Água

Durante as oficinas do Programa ALFAMAT, dentro do Projeto ÁGUA, estão sendo apresentadas inúmeras sugestões de atividades pedagógicas explorando o tema Água no meio ambiente. Para incrementar as atividades e torná-las mais didática, nossa equipe tem pesquisado e desenvolvido recursos que se revelaram excelentes auxiliares no processo de construção de conhecimentos.

Tais recursos vão desde animações no computador à construção de um experimento com garrafas PET (que simula a turbina de uma hidrelétrica), passando por um projeto de publicação da produção dos alunos (projeto do livrinho) e pela malha centesimal criada pelo professor Roberto.
Prof. Dilson realizando a experiência na turma
Um desses recursos que chamou mais atenção dos professores foi o experimento criado pelo professor Dilson Aires. Dilson se baseou numa animação utilizada na oficina, que mostra o ciclo das águas e uma hidrelétrica. Ele tentou recriar o processo de produção de energia (turbina) com materiais que o professor pudesse encontrar com facilidade, e que não tivesse dificuldades para levar à sala de aula.

Confira abaixo.
São duas garrafas PET, cortadas e colocadas uma sobre a outra. Na parte de cima é despejado água, que cai por um pequeno orifício  sobre pequenas peças semelhantes a colherinhas (as pás da turbina). E isso faz girar um eixo, semelhante a uma turbina de hidrelétrica.
Detalhe do experimento
O experimento ainda não está completo, pois Dilson vai fazer com que o movimento da pequena "turbina" produza energia suficiente para acender uma pequena lâmpada.

ALFAMAT no Professor sem Fronteira

O Programa ALFAMAT já está na sua 5ª Oficina, com resultados excelentes. Os professores de sala de aula que participam dessas oficinas adquirem uma visão  pedagógica mais dinâmica e ampliada dos conteúdos (Português e Matemática) trabalhados nas turmas de C2-1º e 2º anos.

A professora Rosinha, do Blog Professor sem Fronteira, que esteve visitando uma das oficina, fez uma ótima postagem em seu blog, com farto registro fotográfico. Confira AQUI.

Postado por Franz

22 março 2011

Segundo Encontro Presencial Individual - EPI 2

Agende-se para o segundo EPI do  curso Elaboração de Projetos.
Grupo 1: 01/04/2011
Grupo 2: 08/04/2011
Grupo 3: 15/04/2011
Escolas do Grupo 1: 
Abel MartinsAlfredo Chaves, Almerindo Trindade, Alzira Pernambuco, Amália Paungartten, Amância Pantoja, Angelus Nascimento, Anna Barreau Mininea, Antônio de Carvalho Brasil, Augusto Meira Filho, Benvinda de F Messias, Cordolina FontellesEscola Bosque, Florestan Fernandez, Gabriel Lage, Helder Fialho, Honorato Filgueiras, Ida Oliveira, Inês Maroja, Maria Amoras Oliveira, Maria Heloisa de Castro, Monsenhor José Maria Azevedo, Olga Benário.
Escolas do Grupo 2:
Ciro Pimenta, Comandante Klautau, Donatila Santana Lopes, Edson Luis, Ernestina Rodrigues, Francisco da Silva Nunes, João Nelson Ribeiro, José Alves Cunha, Josino Viana, Lauro Chaves, Liceu Mestre Rdo Cardoso, Manuela Freitas, Maria Madalena Raad, Maria Stellina Valmont, Maroja Neto, Miguel Pernambuco Filho, Ogilvanise Moreira de Moura, Parque Amazônia, Terezinha Souza.
Escolas do Grupo 3:
Avertano Rocha, João Carlos Batista, Maria Luiza Pinto do Amaral, Nestor Nonato, Padre Leandro Pinheiro, Palmira Lins de Carvalho, Palmira de Oliveira Gabriel, Paulo Freire, Remígio Fernandez, República de Portugal, Rotary, Ruy Britto, Sílvio Leandro, Sílvio Nascimento, Solerno Moreira, Theodor Badotti, Walter Leite Caminha.