17 outubro 2011

Novas tecnologias na educação-Presencial e a distância I

Novas tecnologias na educação-Presencial e a distância I 

O excelente artigo de Vani M. Kenski, cujo excerto é apresentado abaixo, é uma sugestão de leitura da Profª Rosita Ribeiro. Confira clicando no link ao final do recorte.  

"No atual estágio da sociedade, o homem encontra-se diante de um modelo totalmente novo de organização social, baseado na combinação da tecnologia da informação e da comunicação, cuja matéria-prima e substância é totalmente invisível: a informação. Essa "sociedade da informação" contemporânea, cuja "nova tecnologia" é predominantemente voltada para produtividade da informação, segundo Matsuda (1995, p.56), "pode trazer mudanças fundamentais nos valores humanos, em tendências de pensamento e nas estruturas políticas e econômicas da sociedade". Trata-se do mesmo velho cenário social conturbado existente em outras eras nos momentos de transição entre "culturas", assumido neste nosso tempo no plano físico das relações e em sua forma virtual, nos espaços cibernéticos (ciberespaços). "

14 outubro 2011

COLÉGIO MARISTA CONTRATA PROFESSORES

DIVULGANDO

O Colégio Marista N.S. de Nazaré está contratando professores do Maternal ao 5 º ano da Educação Infantil e até o Ensino Médio das disciplinas, e também pedagogos. 

Caso tenha interesse cadastrar no site do Colégio Marista www.marista.edu.br/nazare até o dia 23/10.

O BOTO SEDUTOR

O vídeo apresentado abaixo foi editado na 1ª Oficina de OpenShot realizada recentemente no NIED, e  apresenta uma atividade desenvolvida  na Escola  Municipal Donatila Lopes pelo Prof. Natalino, de sala de aula,  com a Profª  Patrícia Costa, de sala de informática.

O vídeo “O BOTO SEDUTOR” enfocou uma das atividades realizadas em sala de aula da turma C13101 (profº Natalino), sugerida pelo Expertise (trabalho com texto) sobre o tema Folclore. 

Com o objetivo de ampliar a compreensão dos alunos acerca da leitura e da escrita, propomo-nos além de executar as atividades programadas, fazer também o registro dos momentos de construção desse trabalho nos vários ambientes (sala de aula, sala de informática,biblioteca e praia do Farol) propostos pelos professores envolvidos, e principalmente a edição de um vídeo da dramatização da lenda do boto realizada pelos alunos. 

O trabalho culminou com a edição do vídeo “O BOTO SEDUTOR”, sua postagem no blog da escola e no youtube, e ainda está concorrendo no I CONCURSO CULTURAL NUVE.TV, (WWW.nuvem.tv.)




Ou clik no link: http://www.youtube.com/watch?v=Ik4Ktmj6rOQ

Postado pro Franz

11 outubro 2011

OBJETO DE APRENDIZAGEM PARA ADVÉRBIOS NO ALFAMAT


Dentro do Programa ALFAMAT, mais um pacote de atividades para o ensino da Língua Portuguesa acaba de ser criado pela equipe do NIED. A Profª Rosita Ribeiro desenvolveu dois Objetos de Aprendizagem(OA), com o programa JClic, que trata do conteúdo "Advérbio".

As atividades discutem o assunto dentro de um contexto de "ideia": ideia de lugar, ideia de modo, de tempo, de intensidade, de afirmação, negação, dúvida.  Confira e aproveite com seus alunos.

Clique aqui para acessar

Postado por Franz

06 outubro 2011

REUNIÃO DE FORMAÇÃO

A Coordenação do NIED informa aos professores e professoras lotados em Salas de Informática das escolas da rede municipal que nesta sexta-feira, dia 07 de outubro, iniciará as reuniões por grupo cuja pauta está apresentada abaixo:

- PLANEJAMENTO
- ALFAMAT
- AMBIENTE E-PROINFO
- SOCIALIZAÇÃO DOS TRABALHOS
- OUTROS

As reuniões acontecerão nos Laboratórios do NIED e nos turnos de trabalho de cada professor. ATENÇÂO para as datas e a divisão dos grupos:
GRUPO I - DIA 07/10
GRUPO II - DIA 14/10
GRUPO III - DIA 21/10

Escolas do Grupo 1:
Abel Martins, Alfredo Chaves, Almerindo Trindade, Alzira Pernambuco, Amália Paungartten, Amância Pantoja, Angelus Nascimento, Anna Barreau Mininea, Antônio de Carvalho Brasil, Augusto Meira Filho, Benvinda de F Messias, Cordolina Fontelles, Escola Bosque, Florestan Fernandez, Gabriel Lage, Helder Fialho, Honorato Filgueiras, Ida Oliveira, Inês Maroja, Maria Amoras Oliveira, Maria Heloisa de Castro, Monsenhor José Maria Azevedo, Olga Benário.
Escolas do Grupo 2:
Ciro Pimenta, Comandante Klautau, Donatila Santana Lopes, Edson Luis, Ernestina Rodrigues, Francisco da Silva Nunes, João Nelson Ribeiro, José Alves Cunha, Josino Viana, Lauro Chaves, Liceu Mestre Rdo Cardoso, Manuela Freitas, Maria Madalena Raad, Maria Stellina Valmont, Maroja Neto, Miguel Pernambuco Filho, Ogilvanise Moreira de Moura, Parque Amazônia, Terezinha Souza.
Escolas do Grupo 3:
Avertano Rocha, João Carlos Batista, Maria Luiza Pinto do Amaral, Nestor Nonato, Padre Leandro Pinheiro, Palmira Lins de Carvalho, Palmira de Oliveira Gabriel, Paulo Freire, Remígio Fernandez, República de Portugal, Rotary, Ruy Britto, Sílvio Leandro, Sílvio Nascimento, Solerno Moreira, Theodor Badotti, Walter Leite Caminha.

04 outubro 2011

Socialização do dia 30 de setembro

Na sexta-feira passada, dia 30 de setembro de 2011, aconteceu no auditório do NIED mais um encontro dos professores de sala de informática da rede municipal, para a socialização de informações sobre os resultados do 3º Teste do ALFAMAT, aplicado a mais de 15 mil alunos da rede pública municipal, bem como a apresentação dos trabalhso realizados nas Oficinas de Vídeo (Openshot), Criação de Blogs Educativos e Noções de Manutenção de Computadores.

Abaixo alguns momentos dessa reunião.

Socializ_30Set2011
Postado por Franz