19 agosto 2010

IDEB das Escolas Municipais

Veja os Índices de Desempenho das Escolas da Rede Municipal de Belém

IDEB-escolas

IDEB Comparativo com as Redes municipais do brasil


IDEB-escolas1

11 agosto 2010

SKYPE em todas as escolas da Rede Municipal

Skype nas escolas municipais de Belém

O NIED e todas as escolas da Rede Municipal já se encontram conectados via SKYPE. Para contactar o NIED via Skype adicione aos seus contatos o LOGIN niedbelem. Para acessar a relação das escolas da RME com Skype clique AQUI.

O que é o SKYPE?

Skype é o programa que revolucionou a maneira como as pessoas se comunicam através da internet. Ao invés das simples janelas de bate-papo, ele foi o responsável por popularizar o sistema VoIP (Voz por IP), as ligações pelo computador e as videoconferências.

Ao contrário de tantos comunicadores de texto com suporte para chamadas de voz e vídeo, o Skype é um programa para fazer ligações que permite a conversa com textos. Isso significa que sua qualidade de áudio e vídeo é excelente e seu uso é tão intuitivo quanto digitar uma simples mensagem nos demais comunicadores. Mesmo assim, ele traz os carismáticos emoticons, perfil de usuário com direito a imagem e vídeo e a seleção de status. (texto extraído da Web)
Experimente!

 Tudo aquilo de que necessita para utilizar o Skype é…
Um computador, conecção com a internet (recomenda-se banda larga) e uma webcam para efetuar videochamadas
     Postado por Franz

06 agosto 2010

Oficina de História em Quadrinhos-HQ

Combinando desenho e texto na forma de “quadrinhos” - espaços delimitados onde geralmente esses dois elementos estão intrinsecamente “enquadrados”-, as histórias em quadrinhos (HQ) geralmente agradam a maioria de nossos alunos e têm a vantagem de fazer parte de seu repertório de leitura fora da escola. Por que, então, não estudá-las e integrá-las no processo de ensino e de aprendizagem das diversas disciplinas escolares?

Partindo dessa constatação, o NIED decidiu realizar uma oficina  de formação  em histórias em quadrinhos utilizando o HagáQuê, um software elaborado por pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e recomendado pelo MEC.

A oficina acontecerá nos dias 13, 20 e 27 de agosto de 2010, utilizando as horas de HP dos professores das SIE que atendam os ciclos 3 e 4 e que não estejam trabalhando com alunos do ciclo 2. Mais informações na secretaria do NIED.