29 setembro 2008

ESCOLAS DA SEMEC NO PROGRAMA TONOMUNDO

Em maio de 2008 a Secretaria Municipal de Educação-SEMEC aderiu ao Programa TONOMUNDO e organizou um curso de formação para professores e técnicos de alguns setores da Secretaria, em especial a equipe do NIED, a fim de implementarem o programa nas 21 escolas selecionadas pela Secretaria.

Este primeiro grupo, identificado como Formadores Mediadores (FM), é responsável por avaliar o processo de implementação do Tonomundo nas escolas selecionadas, bem como pela formação dos professores de Salas de Informática dessas escolas, chamados de Formadores Mediadores Locais (FML).

A formação dos FM foi realizada pelas professoras Mª Claudia Regis, Heloisa Steffen e Silvia Fichmann, da Escola do Futuro da USP, e da educadora especialista em Transdiciplinaridade, Maria F. de Mello, do CETRANS.

A transdisciplinaridade visa articular uma nova compreensão da realidade entre e para além das disciplinas especializadas. A transD é uma abordagem que passa entre, além e através das disciplinas, numa busca de compreensão da complexidade.


Em agosto a equipe do NIED iniciou a Formação Presencial Tonomundo para Formadores Mediadores Locais (FML), contando para isso com a colaboração dos FM do Grupo Base. A Formação acontecerá sempre nas H.P. (horas pedagógicas - veja mais aqui ) dos professores e se estenderá até o dia 17/10. A expectativa dos envolvidos na ação é muito grande, uma vez que conseguem perceber que o projeto é uma experiência que integra escola, família e comunidade através das novas tecnologias em telecomunicações.

Origem do Tonomundo


O programa Tonomundo foi criado pela empresa de telefonia OI em 2000, e hoje é desenvolvido pelo Instituto Oi Futuro em pareceria com a Escola do Futuro, Núcleo de Pesquisada Universidade de São Paulo (USP). O programa surge como uma iniciativa que busca reverter os altos índices de exclusão digital no Brasil, já apontados a partir de 2000.

Mais que um programa de inclusão digital, o Tonomundo é uma experiência de integração escola, família e comunidade através das novas tecnologias em telecomunicações, sendo pioneiro no Brasil no desafio e na experiência de implementar uma das maiores Comunidades Virtuais de Escolas de todo o território nacional. Visa com isso a inclusão social e digital de seus participantes, a formação pedagógica transdisciplinar de educadores, a utilização da tecnologia como ferramenta educacional e a dinamização e a consolidação de uma Comunidade Virtual.

23 setembro 2008

CURSO LINUX EDUCACIONAL: INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL

Terminou dia 18 de setembro o Curso de Formação Inicial em Linux Educacional, garantindo a certificação para 23 professores da rede pública municipal para assumirem as novas Salas de Informática-SI implantadas em escolas da rede municipal de ensino.

O curso, iniciado em 18 de agosto, foi montado segundo o modelo distribuído pelo Programa Nacional de Tecnologia Educacional - Proinfo Integrado, da Secretaria de Educação a Distância-SEED/MEC. Porém, como a proposta original era para 40 h., consideradas insuficientes para abordar o conteúdo previsto, foi então adaptado pela equipe do NIED para uma carga horária de 100 horas.

Ministrado de forma bem prática, mas permedado por discussões teóricas embasadoras dessa prática, o curso levou os professores a conhecerem, explorarem e dominarem as ferramentas e aplicativos de Open Source (software livre) disponíveis na plataforma Linux Educacional 2.0 e instalado em todas as máquinas do NIED.

Alguns dos pontos altos da formação foram a exploração do Portal de Conteúdos do MEC- WebEduc; as atividades com o Google Docs, a criaçao de Blogs, criação de página no Geocities, o cadastro e publicação do planejamento de cada um no Portal do Professor, e o uso dos recursos do Grupo Formação NIED, onde os participantes realizaram as avaliações e postagem de algumas de suas produções.