06 abril 2009

TODOS PELA EDUCAÇÃO

Com a presença da Profª Terezinha Moraes Gueiros, Secretária Municipal de Educação, da Diretora Geral da SEMEC, Dra. Maria Stella Faciola Pessôa Guimarães, de técnicos do Grupo Base, do COED, SISMUB e Escola Bosque, além de toda equipe do NIED e dos professores de Salas de Informática Educativa-SIE, aconteceu nesta sexta-feira, dia 3 de abril, no espaço Cinema Olímpia, o encontro da Secretaria Municipal de Educação-SEMEC com técnicos e professores das escolas da rede municipal de ensino-RME que atendem turmas de C II -2° ano , ou seja, turmas de 4ª série.

O encontro teve como objetivo apresentar um plano emergencial para o enfrentamento da situação das escolas municipais diante dos indicadores do SAEB e IDEB e, ante os baixos índices apresentados, sensibilizar os participantes para as propostas e estratégias da SEMEC com vistas a garantir uma educação de melhor qualidade para os estudantes da RME e elevar seus indicadores de desempenho na Prova Brasil, em outubro próximo.

Pacto pela Educação

Com mais de duzentos participantes, o enconto teve início com a Dra. Stella Guimarães apresentando os indicadores da Prova Brasil e os índices do IDEB para as escolas da RME, ressaltando a importância de se elevar esses indicadores dentro de uma ação conjuntada, que chamou de "um pacto pela educação". Como uma das primeiras ações, a Coordenadora do NIED, Profª Maria Isabela Pessôa, apresentou o Projeto "ALFAMAT - Alfabetização Matemática, Leitura e Escrita", elaborado e coordenado pela Profª Odinéa Lopes, e desenvolvido pela equipe do NIED, cujo foco é exatamente o desenvolvimento de competências e habilidades em Matemática e Português, as duas disciplinas bases das avaliações da Prova Brasil.




ALFAMAT- Alfabetização Matemática, Leitura e Escrita

O NIED empenha-se na melhoria do ensino público municipal desenvolvendo pesquisas e elaborando projetos em que os recursos multimidiáticos das Salas de Informática Educativa tornam-se instrumentos de upgrade pedagógico. Dentre os diversos projetos em desenvolvimento destaca-se o "ALFAMAT - Alfabetização Matemática, Leitura e Escrita."

Coordenado pela Prof. Odinéa Lopes, o ALFAMAT surgiu em 2008, em virtude da necessidade de se desenvolver metodologias suportadas pelas Tecnologias de Infromação e Comunicação-TIC na área específica da "alfabetização matemática". Em 2009, com a aproximação da aplicação da Prova Brasil, a SEMEC lançou ao NIED o desafio de elaborar uma proposta de formação por meio da qual os professores de sala de aula pudessem desenvolver atividades integradas àquelas realizadas na sala de informática, numa tentativa de melhorar o desempenho dos alunos nas áreas supracitadas. Assim, o ALFAMAT foi, então, redimensionado para atender as áreas de Português e Matemática, com vistas à aprendizagem dos estudantes da Rede Municipal de Ensino-RME, matriculados no Ciclo II - 2° ano.

O diferencial desse projeto é que todos os professores das 54 escolas da RME que atuam com C II-2° ano estarão recebendo uma formação, nos laboratórios de informática do NIED, durante sua Hora Pedagógica-HP. O projeto envolve cerca de 255 docentes e mais de 5.700 estudantes e adotará a mesma estrutura de avaliação feita pela Prova Brasil, respeitando seus a mesma formatação da prova e seus descritores, para cada uma das duas disciplinas.

Nenhum comentário: