09 setembro 2010

O BLOG COMO ELEMENTO DE UNIFICAÇÃO DA ESCOLA

No início de 2008 começamos as oficinas de criação de Blogs Educativos, para os professores das salas de informática das escolas públicas municipais. O interesse dos professores foi grande e em pouco tempo tínhamos mais de 3 dezenas de blogs. 

Lamentavelmente, passados 2 anos, alguns blogs deixaram de existir ou foram excluídos, outros permanecem há muito tempo sem movimentação, sem postagens, sem atualização. Dos 32 blogs de escolas municipais, 14 estão parados há 1 ou 2 anos, e 5  não fazem nenhuma postagem há pelo menos 3 meses.

Sabemos que diversos fatores contribuem para que o blog de uma escola permaneça atualizado, dentre eles destacam-se os recursos  e condições técnicas (situação dos computadores e da internet na escola); os recursos humanos envolvidos no projeto (professores, alunos e colaboradores); a rotina de atendimento do professor de sala de informática, que não disponibiliza um espaço para a atualização dos blogs, e um dos elemento  mais  relevante nesse processo, a falta de colaboração e apoio de professores de sala de aula, e mesmo de alguns gestores. 

No reverso da moeda, há blogs que permanecem numa trajetória ascendente, não somente quanto às postagens, mas também em relação às melhorias e incrementos implementados na página. Para quem ainda não conhece o trabalho e a importância de um blog educativo, recomendo que leiam a postagem do Blog da Escola Palmira Lins de Carvalho, capitaneado pelo Prof. Roberto Cunha e  pela Profª. Elizabeth Santos. 

Leia abaixo um trecho da última postagem.

O BLOG COMO ELEMENTO DE UNIFICAÇÃO DA ESCOLA

O blog também pode promover um novo entrosamento na escola. É um fato frequentemente comprovado que a escola parece ser formada por várias escolas, uma em cada turno, pois é muito comum o professor ao visitar a escola noutro turno se sentir como se estivesse numa outra escola. A comunidade escolar também sente esse impacto ao se dirigir à escola num outro turno para resolver seu assuto. Sente-se que falta algo que una e reuna todos os turnos e a nós parece que esse algo é sem dúvida o Blog.
(Leia na íntegra AQUI)

2 comentários:

Roberto F. Cunha disse...

Obrigado colegas, acreditamos severamente no que está escrito e perseguiremos essas idéias com esperança.

leonor disse...

Sou educadora e gostaria de compartilhar com vocês a letra de uma música que compus. Leve as nossas escolas a letra desta canção.


Precisamos de paz, violência jamais!

Precisamos de paz,
Violência jamais,
Na escola eu preciso
Aprender.

A amar meu irmão,
Segurar sua mão,
E seguir semeando,
A união.

Eu não quero ver briga,
Pontapé ou empurrão,
Vamos todos cantar,
A canção.

Paz na escola,
Paz no coração,
Entre neste time,
Violência não.

A escola é o espaço,
Pra ensinar e aprender,
E para ter vida,
Só depende de você.

Diga não ao bullying,
Aprenda essa lição,
E leve para o mundo,
A nossa canção.

Paz na escola,
Paz no coração,
Entre neste time,
Violência não.


Autora: Leonor Alves.