11 maio 2021

Belém: rumo à inclusão digital na educação do campo, das águas e das florestas

Na última sexta-feira, 07 de maio de 2021, estiveram reunidos no Nied a Coordenadora da Educação do Campo, das Águas e das Florestas (COECAF), professora Valéria Lopes e uma equipe do Nied, formada pela professora Letícia Carneiro, pelos professores Aderilson Parente e Geldes Castro.

Da esquerda para a direita: Professores Letícia, Aderilson, Valéria e Geldes

O objetivo do encontro foi traçar as primeiras linhas da política de expansão das tecnologias na educação para a região insular de Belém, nas unidades da Secretaria Municipal de Educação (Semec). Foi lançado o desafio da inclusão digital nessas áreas, que são próximas da cidade geograficamente, mas distantes no que se refere à conectividade de Internet e informática educativa, proporcionando aos estudantes a superação do isolamento e maiores possibilidades de comunicação.

Ressaltou-se que não se trata apenas de pensar e implantar a tecnologia pela tecnologia. É importante que se pense um currículo que atenda à realidade desses estudantes e que os os sujeitos envolvidos concebam esse processo como um direito e que os educadores, principalmente, façam a ponte currículo-tecnologia, na perspectiva de uma ecologia de saberes.

Desse encontro ficou alinhavado que, inicialmente, serão feitas visitas às diferentes unidades a fim de que se conheçam as realidades estruturais e se elabore uma proposta que esteja de acordo com as realidades locais. Os próximos passos serão a construção da proposição, planejamento e implantação de projetos piloto.