30 agosto 2022

Digital Storytelling

Narrativas Digitas, por que usar para contar histórias?


Professor(a), encantar os alunos e possibilitar um aprendizagem significativa é um desafio pra você? Uma técnica chamada de Digital Storytelling pode ser uma ferramenta importantíssima nesse processo de ensino-aprendizagem. Já ouviu falar?


    Antes de falarmos da técnica dentro do contexto digital (tecnológico), é importante termos em mente que, apesar do termo "storytelling" está, dentro do senso comum, lincado com a ideia de conteúdo audiovisual (que faz parte da era digital, portanto) a técnica é uma das mais antigas e mais eficiente quando o assunto é ensinar de maneira significativa.

    Numa pesquisa rápida no Google, dentre tantos conceitos, encontramos os seguintes: 

"storytelling é a capacidade de transmitir conteúdo por meio de enredo elaborado e de narrativa envolvente, usando palavras e recursos audiovisuais";

"em livre tradução, storytelling significa "contar histórias". No mundo corporativo, o storytelling se refere à prática de desenvolver uma narrativa em torno de um produto na intenção de agregar mais valor a ele e à marca." 


    Em suma, então, como o próprio nome diz: storytelling significa contar histórias. Ou seja, é o uso de narrativas para passar uma mensagem e/ou informação a outra(s) pessoa(s). O termo "digital" aplica-se nas situações em que usamos ferramentas tecnológicas, como tablets, desktops, câmeras digitais e smartphones para produzir e compartilhar conhecimento a partir da divulgação das narrativas nas mídias sociais abertas ou fechadas.

    E como a educação se apropria dessa ferramenta?

    No processo ensino-aprendizagem, o storytelling é um instrumento lúdico para ser utilizado como recurso pedagógico em qualquer área do conhecimento, inclusive a matemática. Isso porque esse método tem uma incrível capacidade de gerar conexões emocionais entre a história contada e aqueles que a ouvem. Até porque elas, as histórias, ganham a atenção das pessoas, humanizam os dados e criam memórias mais duradouras.

    Usar esse método dentro da sala de aula, seja com o professor contando uma história ou com os alunos construindo a história, é gerar possibilidades de aprendizagens mais significativas e, principalmente, permitir ao educando a construção do próprio conhecimento. Além disso, é uma grande oportunidade para desenvolver habilidades de leitura, escrita e oralidade.

    Veja o vídeo abaixo:

    Ficou interessado(a), professor(a)?

    Nos dias 27 de setembro e 04 de outubro, o NIED promoverá a Oficina Digital Storytelling para Educação. Nela, vamos ajudar você a criar a sua própria narrativa, a decidir quais ferramentas digitais adotar (com ênfase na produção audiovisual), aprender noções básicas de edição de vídeo e a usar as mídias sociais para compartilhar os conhecimentos.

    O conhecimento construído na oficina é a base para que o método seja aplicado nas escolas municipais de Belém. Não há restrição, a prática serve para todos os níveis de aprendizagem!

    As inscrições acontecerão no período de 30 de agosto a 27 de setembro. Não perca essa oportunidade!

    Formulário de Inscrição - Acesse Aqui