08 abril 2024

Olimpíada Matematicando, 2ª Edição

Promovendo a Educação Matemática em Belém


A Prefeitura Municipal de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC), Diretoria de Educação (DIED) e Centro Educacional de Inovação Tecnológica e Computacional (CETEC), tem a satisfação de anunciar o lançamento da 2ª edição da Olimpíada e Paralimpíada Matematicando. O evento, que integra o Programa Ver-a-Tech, visa incentivar o aprendizado da matemática entre os estudantes da rede municipal de ensino, destacando a aplicação prática desse conhecimento no dia a dia.

O lançamento oficial da Olimpíada Matematicando ocorreu em diversos locais, sendo o último deles na Praça da Vila em Mosqueiro, no dia 06/04, seguindo os eventos anteriores realizados na Escola Municipal Walter Leite Caminha e na Praça do Horto Municipal. Esses eventos marcaram o início de uma jornada de aprendizado e competição, envolvendo diversas dirigentes, Professores Formadores CETEC e comunidades escolares de escolas municipais de Belém.

A Olimpíada Matematicando busca estimular o raciocínio lógico, o cálculo mental e a resolução de problemas por meio de desafios e problemas estimulantes, utilizando recursos tecnológicos como o aplicativo Matematicando. A competição tem um papel fundamental na educação, pois promove o pensamento crítico, a inovação e a criatividade dos estudantes, além de despertar o interesse pela matemática e mostrar sua aplicação prática.

Na primeira edição, mais de 15 mil estudantes participaram do evento, e neste ano a expectativa é envolver 24 mil estudantes da rede municipal, fortalecendo habilidades essenciais para o desenvolvimento intelectual e a vida escolar dos alunos.

A ação pedagógica conta com a parceria das coordenadorias do Ensino Fundamental (COEF), Centro de Referência em Inclusão Educacional Gabriel Lima Mendes (CRIE), Educação de Jovens, Adultos e Idosos (COEJAI) e Educação Infantil (COEI) da SEMEC, bem como o suporte técnico da empresa Inteceleri Tecnologia para Educação.

A Olimpíada Matematicando é uma excelente oportunidade para estudantes da rede municipal de ensino de Belém desenvolverem suas habilidades matemáticas e participarem de uma competição rica em aprendizagens.