Iª MITE

1ª MOSTRA DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIAS EM EDUCAÇÃO DA RMEB



Introdução:

O século XXI trouxe consigo transformações rápidas e profundas impulsionadas pela tecnologia, afetando todas as esferas da sociedade. Diante desse contexto, as escolas têm o desafio de repensar seu papel como mediadoras do processo de ensino-aprendizagem, preparando os estudantes para lidar com tecnologias ainda não existentes. Para isso, é necessário desenvolver competências fundamentais, como criatividade, flexibilidade cognitiva, pensamento crítico e interação social. A fim de analisar o impacto dessas mudanças e direcionar as políticas e práticas educacionais, a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OECD) realiza a pesquisa "Habilidades do século XXI e competências para estudantes millennials".

Novas Habilidades para um Novo Mundo:

Com base nas conclusões da pesquisa da OECD e nos movimentos globais de inovação educacional, torna-se necessário enfatizar as habilidades e competências do século XXI no ambiente escolar. Essas competências incluem pensamento crítico, comunicação e colaboração, criatividade e inovação, resolução de problemas complexos, domínio da tecnologia e cidadania digital. Essas habilidades são essenciais para preparar os jovens para os desafios do desenvolvimento econômico e social do século XXI.

O Papel da Escola na Transformação Local:

Além de se alinhar com os movimentos globais, é fundamental que as escolas atuem localmente, capacitando os jovens a se tornarem agentes de mudança em suas próprias comunidades. A escola deve fornecer os instrumentos necessários para que os estudantes se tornem protagonistas do processo de desenvolvimento, tanto individualmente como no âmbito local, municipal, estadual e nacional.

Metodologia STEAM: Uma Abordagem Eficiente:

Uma metodologia eficaz para alcançar esses objetivos é o STEAM, que se baseia em projetos e desafios nas áreas de ciências, tecnologia, engenharia e matemática. Essa abordagem desperta a curiosidade dos estudantes, estimulando o aprendizado ativo e o pensamento reflexivo, resultando na criação de soluções próprias. Através do STEAM, os alunos são incentivados a enfrentar problemas reais e a buscar soluções inovadoras.

A Importância da Mostra de Inovação da RMB:

Embora haja iniciativas na rede municipal de ensino de Belém que seguem a metodologia STEAM, é necessário um espaço significativo para divulgar e compartilhar os projetos desenvolvidos. Com o objetivo de posicionar Belém no cenário nacional de tecnologia e produção científica, valorizando os estudantes locais e levando em consideração a realidade do Estado, surge a "Mostra de Inovação da RMB". Esse evento tem como propósito disseminar ideias e soluções criativas para problemas locais, estimulando discussões sobre ciência, tecnologia e as transformações da sociedade. Serão realizadas exposições, oficinas, cursos, palestras, demonstrações de protótipos e apresentações, promovendo o compartilhamento de conhecimento e inspirando novos projetos.

Objetivos:
2.1 Objetivo Geral:

Divulgar, valorizar, apoiar e fomentar projetos de implantação e disseminação de práticas educacionais voltadas para a aprendizagem ativa de STEAM na rede pública municipal de educação. Além disso, busca promover a integração, interação e fortalecimento em rede de estudantes e professores da RMB.

2.2 Objetivos Específicos:

Despertar o interesse pela tecnologia, estimulando a curiosidade e a busca pelo conhecimento.

Incentivar a criatividade, a imaginação e a inovação entre os estudantes.

Tornar os principais conceitos de ciência e tecnologia acessíveis e compreensíveis.

Estimular a leitura, a investigação e a exploração como parte do processo educativo.

Fomentar o interesse pela cultura Maker, incentivando a criação e o desenvolvimento de projetos.

Promover a busca por soluções inovadoras para os problemas da sociedade local.

Estimular a participação do público feminino, buscando a equidade de gênero nas áreas STEAM.

Incentivar a participação de alunos com necessidades educacionais especiais, bem como o desenvolvimento de projetos que proporcionem soluções acessíveis, promovendo uma educação mais inclusiva.

Avaliação dos Projetos:

Durante a Mostra de Inovação da RMB, os projetos serão avaliados levando em consideração diferentes critérios:

Quanto à finalidade e ao produto do trabalho: será analisado se o projeto possui um problema bem definido, se foram elaboradas e testadas hipóteses, se os procedimentos de coleta e análise de dados foram adequados e se as conclusões estão alinhadas com o problema proposto.

Criatividade: será avaliada a capacidade dos estudantes em criar soluções ou ideias inovadoras, considerando as condições e recursos disponíveis, incentivando um pensamento flexível e aberto a novas possibilidades.

Relevância: será verificada a importância teórica e/ou prática do projeto para a comunidade e seu potencial de contribuição para o avanço do conhecimento em determinada área.

Organização: será observada a clareza e objetividade da apresentação, a qualidade da apresentação visual e a facilidade de compreensão do trabalho pelos visitantes.

Além disso, serão avaliados também o domínio do conteúdo por parte dos expositores, a postura durante a apresentação, o desenvolvimento lógico das ideias e a conclusão coerente com o tema do projeto.

Conclusão:

A Mostra de Inovação da RMB surge como uma oportunidade para divulgar e fortalecer a implementação de práticas educacionais voltadas para a aprendizagem ativa de STEAM. Ao despertar o potencial dos professores e estudantes, promove a troca de conhecimento, estimula a criatividade e busca soluções inovadoras para os problemas da sociedade local. Através desse evento, Belém se posiciona como um polo de tecnologia e produção científica, valorizando o protagonismo dos estudantes e impulsionando o desenvolvimento econômico e social do município. O engajamento da comunidade escolar, professores e estudantes na elaboração e apresentação dos projetos contribui para a formação de uma rede de compartilhamento de conhecimento e inspiração contínua.

A participação de professores e estudantes é fundamental para o sucesso da mostra e para a construção de uma comunidade educacional engajada e conectada. Junte-se a nós no dia 16/06, a partir das 09h, na escola municipal Alzira Pernambuco, e seja parte dessa jornada de inovação e transformação educacional.