Compartilhando Saberes 2022

Na perspectiva de valorizar e provocar a troca de saberes entre professores da Rede Municipal de Belém, o Núcleo de Informática Educativa (NIED) promove, nos dias 28 e 29 de novembro de 2022, a quarta edição do Seminário Compartilhando Saberes.

A primeira experiência foi realizada em junho de 2017, concentrando trabalhos dos professores do Ciclo II, através do Programa Alfamat - Alfabetização Matemática, Leitura e Escrita. Na segunda edição, no ano de 2018, houve uma ampliação da perspectiva somando-se a participação dos professores de Projeto de Leitura e Salas de Informática Educativa, abrindo o leque de possibilidades na produção e compartilhamento de saberes construídos pelos educadores na Rede Municipal de Ensino.

No ano de 2021, com a retomada gradual das atividades presenciais nas escolas, o Compartilhando Saberes também foi retomado. Com a temática “Informática Educativa em tempos de Pandemia na Rede de Educação Municipal de Belém/PA”, o evento buscou disponibilizar espaço de divulgação dos projetos realizados pelos professores e educandos das Salas de Informática Educativa, da Rede Municipal de Ensino de Belém, no ano letivo de 2021. No contexto da tentativa de elaboração de respostas educacionais para os desafios impostos pela pandemia, a ação buscou refletir sobre a prática docente, a partir da sistematização das ações registradas, compartilhando os resultados exitosos alcançados com os demais docentes da RME.

A lógica do compartilhamento remonta à perspectiva da produção colaborativa, em interações que respeitam, reconhecem e destacam as habilidades e competências de cada membro da equipe. O avanço tecnológico proporcionou à sociedade contemporânea o compartilhamento de um volume de informações e conhecimentos sem precedentes. Mudou a maneira de se apropriar do conhecimento. É preciso “arrumar” a cabeça para saber onde encontrar, como encontrar e como compartilhar conhecimentos.

No que se refere aos muitos saberes pertinentes e que são produzidos no espaço escolar, entretanto, muito acaba ficando guardado em cadernos ou na memória, seja a do computador, seja a do próprio professor. O conhecimento, porém, não pode ficar enclausurado. Deve ser construído e apropriado pelo maior número possível de pessoas, para que seja validado e considerado relevante para o aprimoramento das sociedades. Em uma perspectiva interna, podemos pensar o II Seminário Compartilhando Saberes como uma forma de interação entre os educadores, na expectativa de que as práticas possam inspirar novos olhares e respostas sobre desafios que nos são postos continuamente.

As experiências e saberes pedagógicos são valiosos e precisam ser compartilhados e valorizados pelos professores com seus pares, favorecendo a reflexão do saber-fazer e provocando novas ações, cada vez mais aprimoradas, ampliadas, reflexivas e possibilitando o surgimento de novos saberes.

Simbolizada pela ideia do compartilhamento desde sua origem, a logo do Projeto baseou-se no ícone de ''partilha'', desenvolvido por Alex King, em dezembro de 2006. Inspirado em um diagrama de árvore ou diagrama sistemático, muito utilizado na área da probabilidade como ferramenta que possibilita a visualização gráfica de diferentes níveis de detalhamento de um problema, o símbolo pode ser utilizado para representar possibilidades de troca ou de combinação. As possibilidades do que pode ser compartilhado e dos destinatários destas partilhas operaram modificações no ícone, de acordo com suas utilizações. Mas seu significado de ligação entre três pontos permanece representando a ideia da troca, do envio e recebimento de dados, de informações.

Em sua nova apresentação, para o ano de 2022, a logo do Compartilhando Saberes foi desenhada em linhas orgânicas, inspiradas na fluidez das formas encontradas na natureza. As formas orgânicas apresentam curvas e traços que dão a impressão de movimento, com visual e dinâmica inspirados em organismos vivos. A paleta de cores é harmônica às utilizadas nas comunicações oficiais da prefeitura municipal de Belém. 

Os elementos, na forma que foram dispostos, criam a perspectiva de um recorte geomorfológico expondo irregularidades de algum tipo de relevo. A sobreposição de camadas transmite a ideia de profundidade, em movimento da superfície (borda) ao centro. O núcleo, na camada mais subterrânea e em coloração equivalente à água, representa o ícone do compartilhar. Neste interior fluido e profundo, o símbolo da partilha remete às possibilidades de criação, em reservas estratégicas de recursos a serem divididos - e multiplicados. Como um acúmulo de água nas rochas do meio subterrâneo, as experiências docentes apresentadas são reservas de inspiração e vida a serem partilhadas, “compartilhando saberes”.


OBJETIVOS

Objetivo Geral

  • Gerar visibilidade e valorização à prática docente.


Objetivos Específico

  • Fomentar a cultura do registro diário das ações realizadas nas escolas;
  • Possibilitar espaço de formação continuada;
  • Manter o diálogo entre os profissionais das SIEs;