20 abril 2022

O que são Metodologias Ativas e como elas, aliadas à Robótica Sustentável, favorecem o processo de ensino e aprendizagem?

"O que eu ouço, eu esqueço.
O que eu vejo, eu lembro.
O que eu faço, eu entendo."
(Confúcio)

A semana no Nied foi marcada pelo encerramento da Oficina de Metodologia Ativa Aplicada à Robótica Sustentável, nos três turnos. Mas o que são Metodologias Ativas, afinal?

Ao utilizarmos o termo, precisamos pensar um modelo de educação que privilegie a aprendizagem e não a “ensinagem”. Ou seja, precisamos pensar em uma educação que coloque o estudante, e não o professor, no centro do processo de aprender.


NIED - Oficina Metodologia Ativa aplicada à Robótica Sustentável

A palavra metodologia refere-se ao caminho ou via para a realização de algo. No âmbito educacional, metodologia é o caminho que o professor utilizará para a realização de suas aulas, para a construção do conhecimento com seus alunos.

Já a palavra ativa, quando utilizada para qualificar algo ou alguém, é um adjetivo que descreve, por exemplo, uma pessoa que está sempre em ação, em movimento e que é participante.

Entende-se, então, que metodologia ativa seja uma estratégia de ensino em que o professor incentiva os estudantes a aprenderem de forma autônoma e participativa, tornando-os responsáveis pela construção do próprio conhecimento. É a busca para o desenvolvimento do protagonismo estudantil.

O termo metodologia ativa é, também, denominado Aprendizagem Ativa. Em suma, é uma abordagem da didática que se opõe aos fundamentos da aprendizagem tradicional em que o estudante tem participação passiva no seu processo de ensino e aprendizagem, sendo, apenas, o receptor do conhecimento.

Abrangentemente, pode-se afirmar que ao orientar as aulas de acordo com os fundamentos da metodologia ativa, o professor desenvolverá atividades que estimulam o debate, estudos de caso, reflexões, raciocínio lógico, atividades que melhoram o relacionamento interpessoal e a capacidade de expressão do estudante.

Nesse sentido, as metodologias ativas chegam para proporcionar aos alunos um meio para que eles consigam guiar o seu próprio desenvolvimento e, dentro dessa perspectiva, a aprendizagem se constrói num processo equilibrado que pode ser dividido em três momentos principais:

NIEDExperiência com o movimento do carrinho com balão

Individual: onde cada aluno percorre o seu próprio caminho;
Grupal: onde se aprende com os pares; e
Orientado: quando se aprende com alguém mais experiente, como o professor, por exemplo.

Para justificar a eficácia da utilização da metodologia ativa no processo de aprendizagem do estudante, um psiquiatra americano, chamado Willian Glasser, utilizou uma de suas teorias para defender a ideia de que "o professor é um guia para o estudante e não um chefe". Mais que isso, Glasser explica que não se deve ter a memorização como um recurso de aprendizagem pois a maioria dos estudantes, simplesmente, esquece os conceitos após a aula. Segundo ele, os alunos aprendem, mesmo, é fazendo junto com o professor. 

Por que aliar a Metodologia Ativa à Robótica Sustentável?


NIED - Experiência com o Equilíbrio da Garrafa Pet.


Bom, para responder a essa pergunta, é muito importante, mesmo que de maneira bem sucinta, que entendamos o que é a Robótica Educacional e o porque ela está acompanhada da palavra Sustentável. 

NIED: Experiência com o movimento do braço robô
Diferentemente do que muitos imaginam, Robótica não é um estudo atrelado apenas à construção de robôs. Na verdade, a robótica é o ramo da tecnologia que abrange conhecimentos a respeito da mecânica, eletricidade, eletrônica e computação. Então, a partir do momento em que há uma união entre esses conhecimentos, estamos falando de robótica.

Por trabalhar com a reutilização de lixos eletrônicos e materiais recicláveis na construção dos projetos (protótipos robotizados, atividades animadas e jogos interativos, por exemplo), o conceito de sustentabilidade está intrinsecamente atrelado à robótica, por isso o nome Robótica Sustentável.

Na educação, a robótica assume um papel de estimuladora das iniciativas do aluno em investigar e materializar os conceitos aprendidos no conteúdo curricular. Está estreitamente ligada aos fundamentos da Metodologia Ativa pois proporciona uma maior responsabilidade, independência, senso crítico, valorização do trabalho em equipe, do raciocínio lógico, da criatividade e da autonomia na construção do conhecimento. Ou seja, é uma ferramenta de ensino que proporciona ao aluno a oportunidade de aprender por si próprio, de interagir com a realidade e, por consequência, desenvolver a capacidade para criar e resolver problemas.

Aliar, portanto, o conceito de metodologia ativa aos desafios propostos pela Robótica Sustentável é permitir ao estudante que, além do desenvolvimento da consciência ambiental, tenha a possibilidade de ser o protagonista do próprio processo de ensino e aprendizagem, de desenvolver a capacidade de criar ideias e soluções para as situações desafiadoras do seu cotidiano e, por si só, encontrar novas formas de pensar, de pesquisar e de construir de maneira intuitiva e prazerosa.

Fique atento ao depoimento dos participantes em nossas redes sociais - e à abertura de novas turmas, em breve!