25 abril 2022

O VÍDEO DE BOLSO E A APRENDIZAGEM ATIVA


Diante dos constantes avanços das tecnologias, as pessoas, cada vez mais, veem suas formas de comunicação e informação serem modificadas numa velocidade tamanha que, para muitos, principalmente os nascidos antes da geração digital, chega a ser quase impossível acompanhar.


Projeto Conectamadá - EM Madalena Travassos

Mas, pelo fato de todo esse movimento tecnológico está incorporado na rotina de vida de quase todas as pessoas e por ser naturalmente dominado e utilizado por crianças e adolescentes, as escolas, e seus docentes, não podem fechar seus olhos e continuar ignorando o novo modelo, não só o de comunicação e o de informação, mas o de aprendizagem que se impõe na atualidade.

Dentre o uso dessas novas tecnologias está o crescente aumento de produção e consumo de conteúdos audiovisuais em mídias digitais como Facebook, Instagram, WhatsApp, TikTok, Youtube, etc. A utilização desse recurso tem se expandido imensamente entre crianças e adolescentes e foi possível acontecer por conta da necessidadeacelerada pela pandemia do coronavírus, e maior facilidade de acesso a um aparelho tão pequeno, mas de infinitas possibilidades para nossa vida cotidiana: o celular.

Pensando nisso, trazemos aqui a discussão de como nossas escolas podem usar desta prática cotidiana e assim, a luz do conceito de aprendizagem ativa, produzir conhecimentos diversos dentro e fora da sala de aula, pois é inevitável, quiçá inadmissível, pensar uma educação de qualidade que não envolva as inúmeras possibilidades de aprendizagens por meio do desenvolvimento de habilidades relacionadas ao uso do celular, ou melhor, dos recursos audiovisuais do aparelho celular.

Mas, o que é vídeo de bolso?

O conceito de vídeo de bolso (ou também chamado de câmera do cotidiano) abrange tudo aquilo, ou quase tudo, que envolve a produção de um vídeo, seja ele de longa, curta ou curtíssima metragem, mas difere-se, essencialmente, por ter como principal instrumento de captação de áudio e vídeo o aparelho que, a maioria das pessoas, carrega no bolso: o celular.

Esse recurso é muito utilizado porque as câmeras do celular quase sempre estão perto e disponíveis; são fáceis de manipular; podem ser usadas em diversas situações e entregam muita facilidade para compartilhar as produções, por exemplo.

Podemos, então, definir vídeo de bolso como:

- uma produção feita a partir de filmadoras caseiras, máquinas fotográficas digitais ou celulares;

- edição feita no celular ou no computador;

- duração de até 5 minutos, dependendo do gênero;

- publicado em blogs ou outras mídias sociais como Facebook, Instagram, WhastApp, Youtube, Tiktok;

- produção que abrange temáticas diversas como microdocumentários, microficções, videoarte, animações, videoaulas e outros materiais abordando conteúdos políticos, sociais, humorísticos, etc.

Como utilizar o vídeo de bolso como uma possibilidade de aprendizagem ativa?

Pensar no vídeo de bolso como meio de aprendizagem é, automaticamente, pensar, pelo menos, no desenvolvimento de habilidades que envolvam a leitura, a escrita e a oralidade. Isso porque a produção de um vídeo não se limita apenas a apertar o 'REC' e sair gravando.

Produzir um vídeo exige pesquisa, produção de roteiros e boa articulação na pronúncia das palavras. Permitir que o aluno seja, não só o criador dessa produção, mas o agente que vê o problema, busca a solução, produz e divulga o conteúdo, é entregar a ele o protagonismo do próprio conhecimento, a responsabilidade em entregar um produto assertivo e a satisfação em poder contribuir para a melhoria da sociedade em que vive.

Abaixo, segue um exemplo de Vídeo de Bolso produzido por alunos da turma do 3° ano da Escola Municipal de Educação do Campo Madalena Travassos (Distrito de Mosqueiro/PA).

Este conteúdo abordou a Formação da Cultura Afrobrasileira no intuito de acentuar o debate sobre a Consciência Negra. Foi apresentado à Comunidade Escolar durante um Circuito Cultural e, em seguida, publicado nas mídias sociais do Youtube e Facebook.


Que tal levar esse recurso de aprendizagem para dentro da sua escola?

O Núcleo de Informática Educativa - NIED, nos dias 11, 18 e 25 de maio, oferecerá a Oficina Produção de Vídeo de Bolso. Uma excelente oportunidade para professores, coordenadores e gestores escolares da Rede Municipal de Ensino de Belém aliarem suas habilidades pedagógicas à produção audiovisual como recurso para uma aprendizagem significativa.

Ficou interessado(a)? As inscrições já estão abertas e o formulário está disponível aqui em nosso blog.

Clique aqui e saiba mais!