07 fevereiro 2024

EduBox: Inovação e Sustentabilidade na Educação de Belém

Ontem, dia 06/02/2024, a Ilha de Mosqueiro foi palco de um marco importante para a educação tecnológica na Rede Municipal de Educação de Belém. O lançamento do projeto EduBox nas Unitecs das escolas do Campo Maria Clemildes e Abel Martins e Silva representa um passo rumo à inclusão digital e ao fortalecimento do ensino-aprendizagem através da tecnologia.


O Projeto EduBox

O EduBox é uma iniciativa colaborativa entre a SEMEC/CETEC, UFPA e a Receita Federal, por meio do Programa Receita Cidadã, que visa transformar TV Boxes irregulares apreendidas em ferramentas educacionais. Ao reutilizar esses dispositivos, o projeto não apenas promove a sustentabilidade ambiental, reduzindo o descarte inadequado de eletrônicos, mas também oferece aos alunos acesso a recursos tecnológicos avançados, incentivando o pensamento crítico, a criatividade e o aprendizado interativo.

Lançamento na Ilha de Mosqueiro

A programação de lançamento do projeto EduBox na Ilha de Mosqueiro foi meticulosamente planejada para engajar a comunidade escolar e salientar o valor da tecnologia computacional na formação dos estudantes da educação contemporânea. O evento teve início com apresentações culturais e científicas dos estudantes da Escola do Campo Maria Clemildes e da Escola Abel Martins e Silva, demonstrando o talento e a criatividade de nossa juventude.

As boas-vindas foram dadas pelos gestores das instituições, o Diretor Antenor Correa Junior e a Diretora Gracy Nery de Melo Peralta, que compartilharam suas visões sobre o impacto positivo da integração tecnológica na educação.

A importância da colaboração interinstitucional foi destacada pelo Prof. Dr. Geldes Castro, Coordenador do CETEC, que enfatizou o papel do Centro Educacional de Inovação Tecnológica e Computacional de Belém na promoção da inovação educativa.

As contribuições da UFPA foram ressaltadas pelas apresentações do Prof. Dr. Miércio Cardoso de Alcântara Neto, Diretor Adjunto do Instituto de Tecnologia (ITEC), e do Prof. Dr. Wellington da Silva Fonseca, da Faculdade de Engenharia Elétrica e Biomédica (FEEB), reforçando o compromisso da universidade com a pesquisa e a educação tecnológica.

Representando a Receita Federal, o Superintendente da 2ª Região, José Pereira de Barros Neto e o Delegado Bruno da Rocha Leite evidenciaram a importância da parceria no fornecimento dos dispositivos que são essenciais para o sucesso do EduBox.

Um momento especial foi a roda de conversa, abrindo espaço para discussões significativas sobre a relevância da informática na aprendizagem dos alunos e como o projeto EduBox pode transformar o ambiente educacional. Este diálogo aberto entre alunos, professores e autoridades sublinhou o papel vital da educação tecnológica no desenvolvimento integral dos estudantes.

Após as trocas de ideias, o evento seguiu com um lanche, proporcionando um momento de confraternização entre todos os participantes, e concluiu com agradecimentos, reconhecendo o esforço conjunto para tornar o lançamento uma realidade.

Impacto e Expectativas

A expectativa é que o EduBox se torne um modelo replicável de como a tecnologia pode ser integrada de maneira sustentável no ambiente educacional. Além de melhorar o acesso à educação tecnológica, o projeto busca sensibilizar a comunidade escolar sobre a importância da legalidade e da ética no uso de tecnologias.

O lançamento do EduBox marca o início de uma nova era para a educação em Belém, onde a inovação e a sustentabilidade andam de mãos dadas para criar oportunidades igualitárias de aprendizado. Este é apenas o começo de uma jornada transformadora que, sem dúvida, deixará um legado duradouro para as futuras gerações.

________________

Quer saber mais sobre como a tecnologia está transformando a educação em Belém? Convidamos você a ler o projeto EduBox na íntegra e descobrir como estamos fazendo a diferença na vida dos nossos estudantes através da inovação e sustentabilidade. Junte-se a nós nesta jornada e veja como a colaboração entre a SEMEC/CETEC, UFPA e a Receita Federal está criando novas oportunidades educacionais para nossa comunidade.

Clique aqui para acessar o projeto completo.

Participe dessa transformação!

Se você representa uma organização ou simplesmente deseja contribuir com a causa, entre em contato conosco. Há muitas maneiras de apoiar o projeto EduBox e ajudar a expandir o acesso à educação tecnológica de qualidade para todos os alunos da Rede Municipal de Educação de Belém.