13 fevereiro 2010

Parceria NIED & Gupo Base: Expertise em Informática e Educação

Como parte de suas ações de planejamento pedagógico, aconteceu nesta sexta-feira (12/02), nos laboratórios de Informática do Núcleo de Informática Educacional -NIED,  mais uma reunião com professores de Salas de Informática Educativa-SIE que atendem turmas de Alfabetização e Ciclo 1 (os três primeiros anos do Ensino Fundamental).

A equipe do NIED apresentou orientações gerais para o preenchiento de formulários e outros instrumentos de coleta de dados específicos do Núcleo, que servem para acompanhamento das ações desenvolvidas nas SIE. Desde o ano passado que o Núcleo tem orientado suas atividades de formação com ênfase na Prova Brasil, e neste ano acrescentou-se também a Provinha Brasil. Para melhor atender os professores desse ciclo, o NIED buscou parceria com outro grupo de especialistas em formação continuada de professores, o Grupo Base.

A Parceria
O diferencial dessa reunião ficou por conta da participação das professoras Maricilda de Nazaré de Barros e Valéria Risuenho Marques, da equipe do Grupo Base, órgão da SEMEC responsável pelo Programa de Formação Continuada de Professores. O Grupo Base foi criado em 2005 com consultoria do Prof. Pedro Demo, com a meta de oferecer aos professores alfabetizadores cursos e oficinas para que eles sejam capazes de rever suas metodologias e de alfabetizar o aluno dentro do primeiro ano letivo.

A convite do NIED, as professoras Valéria e Maricilda, com base nos trabalhos e pesquisas desenvolvidas pelo Programa ECOAR e Expertise em Alfabetização, apresentaram propostas de atividades para melhorar o processo de letramento e matematização de alunos do Ciclo 1, com foco em torná-los alfabéticos ainda no primeiro semestre e alfabetizados ao final de um ano. Todos os profesores saíram satisfeitos com as novas informações e propostas apresentadas.

Postado por Franz